casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Doenças do sistema tegumentar

O sistema tegumentar inclui a pele - o maior órgão do corpo - juntamente com o cabelo, unhas e glândulas sudoríparas e oleosas. Como um sobretudo, a pele funciona como uma barreira resistente que protege contra lesões, substâncias nocivas e infecções. No entanto, a exposição ao ambiente deixa a pele suscetível a muitas doenças. Estes incluem infecções bacterianas, virais e fúngicas, bem como crescimentos da pele.

Infecções Virais

Muitas condições da pele são causadas por infecções virais. As verrugas se desenvolvem devido a uma infecção com um dos mais de 100 tipos do papilomavírus humano, ou HPV. As verrugas ocorrem com mais frequência nas mãos, pés, face e genitais. Certas cepas de HPV que causam verrugas genitais podem levar ao câncer cervical em mulheres. O molusco contagioso é outra doença viral comum da pele. Esta infecção por poxvírus provoca aglomerados de pequenas e cor-de-rosa na pele. O vírus herpes simplex causa herpes labial e herpes genital.

Infecções Fúngicas

A pele, cabelo e unhas contêm uma proteína fibrosa chamada queratina. Vários tipos de fungos podem infectar a pele e as unhas e se alimentam dessa proteína. Infecções fúngicas das unhas - especialmente as unhas dos pés - são muito comuns. Micose descreve uma infecção fúngica da pele. Pé de atleta e jock coceira são nomes comuns para micose dos pés e virilha. O couro cabeludo também é um local freqüente para micose.

A levedura é uma forma de fungos que gosta de viver em lugares quentes e úmidos. Assim, certas áreas do corpo são ambientes ideais para infecções fúngicas, como virilha e axilas.

Infecções bacterianas

Bactérias normalmente vivem na pele, mas às vezes causam infecções. Infecção dos folículos pilosos, chamada foliculite, provoca doloroso, espinhas como pus cheias de pus. Os abscessos cutâneos, ou furúnculos, são bolsas de infecção maiores e cheias de pus que se estendem mais profundamente na pele. Eles são quase sempre causados por uma infecção bacteriana. O impetigo é uma infecção cutânea bacteriana superficial que resulta em pequenos inchaços cheios de pus e crostas nas áreas afetadas. Às vezes, uma infecção bacteriana pode se espalhar nas camadas profundas da pele, uma condição chamada celulite. A área infectada é vermelha, quente, inchada e dolorosa.

Crescimento da pele é muito comum, e a maioria é não-cancerosa. Quase todo mundo tem moles, e a maioria dos adultos mais velhos tem marcas na pele. Queratoses seborréicas - escamosas, marrons, planas - também são comuns em adultos mais velhos e não são cancerígenas. Queratose actínica é uma espessa camada de pele crocante que se desenvolve a partir de demasiada exposição ao sol e é potencialmente pré-cancerosa.

O câncer de pele é o câncer mais comum nos Estados Unidos. O carcinoma basocelular é o mais comum, seguido pelo carcinoma de células escamosas. O melanoma é o tipo de câncer de pele menos comum, porém mais perigoso.

Familial e outras dermatopatias

Várias condições de pele não infecciosas ocorrem nas famílias, mas podem ocorrer sem um histórico familiar da doença. Dermatite, também conhecida como eczema, é uma condição comum que produz uma erupção cutânea vermelha e com coceira. Muitas vezes é desencadeada pela exposição a algo que irrita a pele. A psoríase também causa manchas avermelhadas, com comichão na pele, que geralmente se desenvolvem nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Algumas pessoas nascem com pouca ou nenhuma pigmentação, chamada albinismo, ou podem perder pigmento em manchas com uma condição chamada vitiligo.

, , ] ]