casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Por que as rugas aparecem em nossos rostos?

As rugas têm revestido o rosto de muitas pessoas famosas. "A gravidade nos alcança com todos nós", disse Marilyn Monroe, platina loira platina, das linhas de riso que apareceram em seu rosto quando ela chegou aos 30 anos. As rugas são uma parte natural de envelhecer. Mas, ao longo dos anos, bronzear, sorrir, fazer caretas, fumar - e sim, até mesmo a gravidade - também desempenham um papel no envelhecimento da pele.

Segundo a Academia Americana de Dermatologia, ou AAD , o processo de envelhecimento intrínseco ou natural começa quando você está na casa dos 20 anos. Sua pele não produz muito colágeno, uma proteína que torna sua pele forte e resiliente. A elastina é ainda outra proteína em sua pele que lhe dá elasticidade - a capacidade de alongar e recuar. Após o desgaste do tempo e dos elementos, a elastina fica danificada. Você provavelmente não verá os resultados dessas mudanças sutis por vários anos, diz o AAD. Seus genes, em grande parte, ditam o processo de envelhecimento intrínseco, no entanto. Não é inédito para você ver sinais de envelhecimento na faixa dos 20 ou 30 anos.

colágeno colapso

colágeno compõe a maior parte de sua pele, de acordo com o guia do paciente para rugas - cerca de 80 por cento do seu peso seco. À medida que você envelhece, a taxa de divisão das células diminui, fazendo com que a derme - a camada de pele logo abaixo da parte que você pode tocar - diminua. As fibras de elastina e de colágeno, que agem em conjunto para fornecer um sistema de suporte para a camada mais externa da pele, enfraquecem e desemaranham, explica a Cleveland Clinic, permitindo a formação de sulcos reveladores. Outra coisa que vem junto com o envelhecimento é a pele seca, o que dificulta a capacidade da pele para se curar. Este processo natural provoca rugas. O processo de envelhecimento pode ser apressado por outros fatores, sendo a maior exposição ao sol. De acordo com o guia do paciente para rugas, o bronzeado que dá o seu rosto um brilho saudável dá-lhe um salto no início do processo de envelhecimento intrínseco, infligindo danos ao colágeno e elastina. A luz ultravioleta desencadeia a produção de metaloproteinases, uma enzima que faz com que a pele produza colágeno. Com a exposição repetida ao sol, o colágeno danificado tenta se reparar várias vezes, mas de maneira desorganizada, diz a Cleveland Clinic. De acordo com a AAD, se você mora em uma região que é extremamente ensolarada, você pode ver rugas em seu rosto em seus 20 anos.

Expressões faciais

Cada sorriso, carranca ou carranca contribui para rugas ao longo do tempo, emprestando algum crédito para o antigo aviso: "Se você fizer uma careta, vai ficar assim." De acordo com o AAD, quando você faz uma expressão, isso faz com que os músculos do seu rosto formem sulcos bem abaixo da superfície da pele. Uma vez que a pele começa a perder sua elasticidade, ela não pode retornar ao seu estado anterior. Essas expressões, então, tornam-se parte permanente do seu semblante na forma de rugas e rugas.

Outras causas O uso do tabaco contribui para as rugas, reduzindo a quantidade de colágeno que a pele produz, diz a Cleveland Clinic. Mesmo a maneira como você dorme à noite pode causar rugas - se você dorme com o rosto enrugado contra o travesseiro, você obtém linhas de sono que, como as linhas de expressão, acabam se tornando parte do seu rosto. Mesmo a gravidade, da qual ninguém pode escapar, estimula o envelhecimento da pele. À medida que sua pele perde sua elasticidade e estrutura, a gravidade toma conta, provocando quedas e afundamentos.

Prevenindo rugas

Se você vive uma vida longa, há muito pouco que você pode fazer para evitar rugas. Mas existem maneiras que você pode evitar rugas prematuras em seu rosto, sendo o mais importante exercendo proteção solar completa. Esfregue o protetor solar com um fator de proteção solar de pelo menos 30 antes de ir ao ar livre. Tente evitar o sol entre as 10:00 e as 15:00, quando os raios ultravioleta atingem o pico. Jogue um chapéu de abas largas sempre que você for para fora. Mesmo que você já tenha alguns danos causados pelo sol, nunca é tarde demais para evitar o envelhecimento posterior, diz o AAD.

, , ] ]