casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Doença Supratentorial da Matéria Branca

A doença supratentorial da substância branca é uma preocupação séria. Seus efeitos podem levar à incapacidade permanente, e os médicos ainda estão aprendendo sobre a doença. O que eles sabem é que é evitável para aqueles que tomam as precauções necessárias. É mais comum entre os idosos, cujos corpos foram submetidos a mais fatores de risco que levaram à doença da substância branca supratentorial, mas a condição é muitas vezes enraizada em atividades que ocorrem relativamente cedo na vida.

Antecedentes

A região supratentorial do cérebro humano está localizada acima do tentório do cerebelo. Esta área apresenta o cérebro, uma parte do cérebro localizada na frente do crânio. O cérebro é a maior parte do cérebro. Isso representa 85% do peso do cérebro. O cérebro controla seu movimento voluntário e realiza a maior parte do seu pensamento. Ele está envolvido na resolução de problemas e ajuda você a tomar decisões. O cérebro contém tanto a substância branca como a massa cinzenta.

Cerca de 40% do cérebro consiste de matéria branca, que contém fibras nervosas chamadas neurônios que transmitem pulsos no cérebro. O restante é matéria cinzenta. A matéria branca é o caminho para a comunicação entre várias seções de substância cinzenta e entre a massa cinzenta e outras partes do sistema nervoso central do corpo. Pense na matéria cinzenta como a CPU de um computador e pense na matéria branca como a placa de circuito através da qual a CPU faz seu trabalho conectando-a a outras partes do computador.

Sem matéria branca saudável , o cérebro não pode funcionar de maneira adequada. A doença da substância branca ocorre quando as lesões aparecem na substância branca. Várias condições podem causar essas lesões. Por exemplo, lesões no cérebro causam esclerose múltipla. A maioria ocorre na matéria branca. As lesões interrompem o suprimento de sangue e entopem as vias do cérebro. Isso reduz a capacidade do cérebro de transmitir informações, porque a matéria branca é menos capaz de transmitir os sinais de comunicação da massa cinzenta. Além de afetar a capacidade de uma pessoa pensar com clareza e tomar decisões, a doença da substância branca também causa disfunção que afeta as habilidades motoras e as funções corporais. Ela afeta o equilíbrio, dificulta a capacidade de uma pessoa de caminhar, afetando a marcha e leva à incontinência em muitos casos.

A doença da matéria branca é uma condição crônica. Quando as lesões aparecem, as vias são interrompidas, e isso resulta em uma incapacidade de passar para o sistema nervoso central do corpo a partir da matéria cinzenta. O resultado é uma incapacidade de pensar em geral e dificultar a tomada de decisões. Em alguns casos, os processos de pensamento são retardados, pois a substância cinzenta procura um caminho que não esteja danificado. Se o número de lesões aumenta, os sintomas também aumentam. Com o tempo, a capacidade de uma pessoa para resolver problemas e executar tarefas rotineiras pode ser completamente interrompida. De acordo com a Dra. Sandra Black, uma neurologista de Toronto, os médicos descobriram as anormalidades na substância branca do cérebro quando A tomografia computadorizada tornou-se comum. Por volta de 2000, uma nova técnica de varredura do cérebro chamada imagem de tensor de difusão permitiu aos médicos um exame mais detalhado da extensão e da causa dos danos.

Prevenção

Médicos diagnosticam doença da substância branca usando tomografia computadorizada ou ressonância magnética do cérebro . Essas varreduras mostram anormalidades no cérebro. Segundo Black, as lesões na substância branca do cérebro podem ser prevenidas. Ela disse que a abordagem recomendada para prevenir a doença da substância branca é semelhante àquela que ajuda a evitar ataques cardíacos e derrames. Black diz que você deve manter a pressão arterial e colesterol em níveis saudáveis, evitar fumar, fazer exercícios regularmente e ter uma dieta saudável. Indivíduos com diabetes estão em risco aumentado de doença da substância branca porque eles lutam com o equilíbrio de seu açúcar no sangue, disse Black. Ela observou que a melhor abordagem é adotar um estilo de vida saudável em uma idade jovem. "Você se dá uma chance melhor", disse Black.