casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Deficiência de vitamina B12 em bebês

A deficiência de vitamina B12 em crianças é rara, mas às vezes pode ser observada em bebês amamentados de mães vegetarianas estritas. A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é encontrada apenas em carnes e outros produtos animais. A maioria dos bebês tem um suprimento suficiente desde que a mãe não seja deficiente em si.

Como a vitamina B12 é encontrada apenas naturalmente em produtos de origem animal, as mulheres vegetarianas que consomem apenas plantas podem se tornar deficientes. Algumas mães podem transmitir essa deficiência no útero se não tomarem uma vitamina pré-natal contendo vitamina B12 ou um suplemento separado dessa vitamina. Após o nascimento, se uma mãe estritamente vegetariana amamenta seu bebê e interrompe sua própria suplementação de vitamina B12, o bebê pode desenvolver uma grave deficiência desse nutriente vital.

Sintomas

Um bebê com deficiência de vitamina B12 pode se tornar letárgico e ter um crescimento retardado. Ela também pode se tornar anêmica e exibir um tônus ​​muscular fraco. Bebês com deficiências frequentemente experimentam atrasos no desenvolvimento ou regridem em relação aos marcos anteriores. Os sintomas geralmente não aparecem até 6 a 12 meses de idade, mas o bebê pode se tornar clinicamente deficiente a partir dos 2 meses de idade.

Prevenção

O método mais fácil de prevenir uma deficiência de vitamina B12 em bebês é para as mamães e mães lactantes consumirem alimentos que as fornecem. Carne, aves, peixe, ovos, leite, queijo e iogurte, todos contêm esse nutriente. Alguns alimentos, como cereais e soja, podem ser enriquecidos com vitamina B12. As mulheres que não comem produtos que contenham esta vitamina devem tomar um suplemento com vitamina B12 durante todo o curso da gravidez e durante todo o tempo em que estiverem amamentando. Durante a gravidez, uma mulher precisa de 2,6 mcg de vitamina B12 e, enquanto a lactação, ela deve obter pelo menos 2,8 mcg por dia, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos. Alimentar uma fórmula infantil contendo B12 também pode evitar que esta condição se desenvolva após o nascimento.

Tratamento

O tratamento para uma deficiência de vitamina B12 em uma criança envolve a administração imediata de B12 ao bebê e à mãe que amamenta, de acordo com um estudo britânico publicado no "Jornal da Royal Society of Medicine". A criança e a mãe receberão uma injeção de vitamina B12 contendo 1.000 mcg ou mais da vitamina, e a mãe continuará recebendo injeções todo mês para criar suas próprias reservas. Após a injeção inicial, o bebê muitas vezes receberá vitamina B12 futura através de fontes de alimento. Em alguns bebês, o dano neurológico é significativo o suficiente para não resolver após o tratamento.

Considerações

Um bebê nascido de uma mãe com B12 suficiente normalmente terá um suprimento pessoal que pode durar cerca de 8 meses, de acordo com o site da Kellymom. Após esse período, o bebê deveria receber esse nutriente através do leite materno de sua mãe, uma fórmula fortificada ou alimentos sólidos recém-introduzidos derivados de produtos animais.