casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O efeito dos açúcares no crescimento bacteriano

O açúcar é tão eficaz na inibição do crescimento bacteriano que é rotineiramente usado como conservante natural de alimentos e remédio para feridas. Mas os efeitos antimicrobianos do açúcar são limitados apenas ao seu uso como aditivo ou aplicação tópica. Uma dieta rica em açúcar pode tornar o corpo mais vulnerável à infecção e promover o crescimento bacteriano.

Tratamento de feridas

Quando aplicado a feridas, o açúcar (e a substância rica em açúcar mel) reduz o inchaço, evita a formação de crostas e suporta o crescimento de novos tecidos. O açúcar é reconhecido por sua capacidade de acelerar a cicatrização e minimizar as cicatrizes, é um remédio de ferida consagrado pelo tempo que foi usado muito antes das bactérias serem conhecidas como a causa da infecção.

Preservativo de Alimentos

Além de conferindo doçura à comida, o açúcar é regularmente utilizado como conservante para retardar a deterioração. Uma vez que o açúcar absorve água, impede o crescimento bacteriano através da desidratação.

Sistema imunológico Os glóbulos brancos dependem da vitamina C para ingerir bactérias e vírus. Mas, como o açúcar e a vitamina C têm estruturas químicas semelhantes, os açúcares ingeridos podem competir com a vitamina C e impedi-lo de entrar nas células.

Oral Health

As bactérias orais convertem açúcar em vários ácidos que degradam o esmalte, facilitando o dente decair. Como as bactérias orais residem em um ambiente úmido, os efeitos da desidratação do açúcar são silenciados e as bactérias metabolizam a substância. O sucesso do açúcar como remédio para feridas e conservante de alimentos reside principalmente em sua capacidade de privar as bactérias. de água que é essencial para o crescimento. Mas o consumo excessivo de açúcar pode comprometer a função imunológica e promover o crescimento bacteriano no organismo.