casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos Biológicos e Psicológicos Após a Morte de um Esposo

A morte de um cônjuge é um evento devastador, que é encontrado tanto com reações físicas quanto psicológicas. Mesmo que a morte do seu cônjuge fosse esperada, você passa por um período de intenso choque, tristeza e perda. Muitas vezes, seu corpo manifesta os sintomas físicos de ansiedade, depressão ou medo. De acordo com a Dra. Elizabeth Harper Neeld do Legacy Connect, é importante cuidar da sua saúde física e mental após a morte do cônjuge. Se você tiver sintomas físicos persistentes, converse com seu médico.

Aumento de adrenalina

Um aumento na adrenalina é uma das características da resposta de "luta ou fuga" a uma crise, relata a dra. Elizabeth Harper Neeld em seu artigo "Stress físico de luto", e a perda de seu cônjuge pode provocar esse tipo de pânico. Este tipo de pico de adrenalina pode causar aceleração do coração; uma sensação de formigamento nos dedos ou lábios; e tremor involuntário dos membros, mãos ou corpo inteiro. Estes sintomas podem ser muito perturbadores e desconfortáveis ​​para o doente e são difíceis de resolver porque não existe uma verdadeira "ameaça" física a ser confrontada ou evitada.

Exaustão

Outra manifestação biológica comum de luto e perda é exaustão física, relata Plano Funeral. Exaustão pode ser o resultado de insônia, que é uma ocorrência muito freqüente entre os cônjuges de luto, ou depressão. Você pode achar que está dormindo muito e ainda está muito cansado durante o dia. Pode ser que esse sintoma passe, ou você pode se beneficiar de uma medicação antidepressiva.

Problemas digestivos

De acordo com a Dra. Elizabeth Harper Neeld em seu artigo "Stress Físico do Luto", problemas com a alimentação bem como outros problemas digestivos podem surgir após a morte de um cônjuge. A falta de apetite é bastante comum entre aqueles que se ajustam a uma perda, e você também pode ter alguns problemas para digerir os alimentos que você consegue comer. Alguns desses problemas digestivos podem incluir problemas de deglutição devido a um esôfago restrito, estômago nervoso, úlceras, vômitos, constipação ou diarréia.

Um dos efeitos emocionais mais comuns do luto não parece particularmente "emocional", relata o Plano Funeral. Particularmente nos estágios iniciais do luto, você pode se sentir separado de sua vida, como se estivesse num estado de sonho. Esse sentimento resulta do choque de sua dor. A quantidade de tempo que uma pessoa permanece nesta fase de adormecimento varia de pessoa para pessoa. Seu corpo e sua mente estão reagindo para protegê-lo, pois assimilar toda a realidade da sua perda de uma vez seria muito doloroso.

Raiva

A tristeza é a emoção mais comum associada à morte, mas a raiva é outra frequente sentimento que não é frequentemente falado. Você pode irracionalmente ficar zangado com seu cônjuge por "abandoná-lo" ou pode estar zangado consigo mesmo por encontrar maneiras de desapontar seu cônjuge na vida. Tudo isso é normal e natural, mas se você perceber que está tendo problemas para superar seus sentimentos de raiva, poderá se beneficiar ao conversar com um terapeuta.