casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

5 Tipos de Minerais de Silicato

Os minerais de silicato são compostos de vários elementos em combinação com silício e oxigênio, os quais são também elementos. Eles são muito comuns e compreendem 75% de todos os minerais comuns, de acordo com a Missouri State University. Eles são muito comuns na crosta terrestre e até mesmo foram encontrados em Marte, de acordo com a Nature.com.

Ciclossilicatos Os ciclossilicatos consistem em anéis fechados compostos de arranjos tetraédricos de átomos. Os cyclosilicates incluem uma variedade de minerais diferentes, incluindo vários que são comumente considerados pedras preciosas. Por exemplo, esmeralda e turmalina são ambos minerais de ciclo-silicato. Todos os cyclosilicates têm uma proporção de 1: 3 de átomos de silício para átomos de oxigênio, observa a Universidade do Estado de Missouri, que é uma das maiores proporções de silício para oxigênio entre os minerais de silicato. Inosilicatos - Inosilicatos são feitos de arranjos tetraédricos de átomos de silício e oxigênio dispostos em longas cadeias. Cada tetraedro tem um átomo de silício no centro, ligado a quatro diferentes átomos de oxigênio que formam os cantos da forma tetraédrica. Onde um tetraedro se conecta ao próximo tetraedro da cadeia, os átomos de silício dos dois tetraedros compartilham o oxigênio do canto. Inossilicatos comuns incluem jadeíta e rodonita.

Filossilicatos

Os filossilicatos consistem em folhas de tetraedros conectados, onde, mais uma vez, cada unidade tetraédrica consiste em um átomo de silício central ligado a quatro átomos de oxigênio. Como há um compartilhamento mais extenso de átomos de oxigênio devido ao aumento da ligação entre os tetraedros em filossilicatos, a proporção total de silício para oxigênio é de 2: 5. Filossilicatos comuns incluem minerais argilosos, como talco, vários tipos de mica, incluindo muscovita, e minerais com aparência incomum, como a lagartita.

Sorosilicatos e Neossilicatos

Enquanto ambos os sorossilicatos e neossilicatos, como as outras subcategorias de silicato mineral, consistem em dos mesmos arranjos tetraédricos de átomos de silício e oxigênio, a ligação entre os tetraedros é muito menos extensa nessas duas categorias do que nas outras subcategorias de minerais de silicato. Em sorossilicatos, cada tetraedro está ligado a apenas um outro tetraedro, resultando em uma proporção total de 2: 7 de silício para oxigênio. Em neossilicatos, não há ligação entre tetraedros de silício, resultando em uma proporção de 1: 4 de silício para oxigênio, que é a menor razão possível em um mineral de silicato.