casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

PCOS e magnésio

A síndrome dos ovários policísticos, o distúrbio endócrino feminino mais comum nos Estados Unidos, afeta entre 5% e 10% das mulheres nos Estados Unidos, informa a Associação de Síndrome do Ovário Policístico. Os sintomas típicos da SOP incluem numerosos pequenos cistos nos ovários, excesso de peso, diminuição da sensibilidade à insulina ou resistência à insulina e níveis excessivos de hormônios masculinos, chamados andrógenos. Altos níveis de andrógenos causam sintomas como perda de cabelo com padrão masculino e hirsutismo, ou excesso de pilosidade em padrões atípicos, como na face, nas costas, nas coxas ou no abdômen. Alguns praticantes recomendam magnésio como um potencial tratamento para SOP, mas os resultados do estudo são mistos.

Magnésio e Resistência à Insulina

A teoria por trás dos tratamentos de magnésio para a SOP é que os níveis de magnésio são geralmente baixos em pessoas com ambos os tipos 1 e diabetes tipo 2, o tipo mais comum de diabetes que normalmente se desenvolve na meia-idade. Tomar suplementos de magnésio pode melhorar a sensibilidade à insulina, de acordo com Jerry Nadler, MD. Diminuição da sensibilidade à insulina é um fator no desenvolvimento de diabetes tipo 2 e SOP. A glicose na corrente sanguínea normalmente resulta na liberação de insulina do pâncreas. A insulina ajuda as células a absorverem glicose. Quando as células se tornam resistentes à insulina, elas não respondem mais normalmente à sua liberação. São necessárias quantidades crescentes de insulina para que as células respondam ao seu sinal para absorver glicose. Medicamentos administrados para aumentar a sensibilidade à insulina, como a metformina, usada para tratar a SOP e o diabetes tipo 2, aumentam os níveis de magnésio no fígado.

Ingestão Recomendada de Magnésio - A dose diária recomendada de magnésio estabelecida pelo Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências é de 310mg por dia para mulheres de 19 a 31 anos e 320mg para mulheres com mais de 31 anos. Até 50 a 85 por cento dos americanos podem ser deficientes em magnésio, segundo o Dr. Nadler. Níveis elevados de glicose no sangue podem causar aumento da perda de magnésio na urina, o que pode explicar os baixos níveis de magnésio em diabéticos, explica o Escritório de Suplementos Dietéticos. Um estudo conduzido por pesquisadores da Texas Tech University. A Faculdade de Medicina do Centro de Ciências da Saúde e reportada na edição de janeiro de 2011 da revista escandinava “Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica” não encontrou diferença nos níveis de magnésio entre 100 mulheres com SOP e 20 mulheres sem a doença. A suplementação de magnésio até a ingestão máxima tolerável de 350mg por dia para mulheres é considerada segura. Os efeitos colaterais da toxicidade do magnésio incluem diarréia, diminuição do estado mental, náusea, perda de reflexos tendinosos profundos, respiração lenta, fraqueza muscular, pressão arterial baixa e perda de apetite. Não tome altas doses de magnésio para tratar SOP sem a aprovação de seu médico.

, , ] ]