casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Ascites: os sintomas

Ascite é um acúmulo anormal de líquido no abdômen. Cerca de 80 por cento das pessoas com ascite têm cirrose no fígado, afirma Glen Hastings, MD, da Universidade de Kansas Wichita School of Medicine. Insuficiência cardíaca, doença renal, câncer e pancreatite também podem causar ascite. O líquido ascítico contém grandes quantidades de albumina, uma proteína, e geralmente é uma cor amarela pálida. Pequenas quantidades de fluido geralmente não causam sintomas, mas à medida que aumentam, os sintomas também aumentam. Um médico pode não ser capaz de detectar fluido até que um litro ou mais se acumule, afirma o Manual Merck.

Aumento do perímetro abdominal

O primeiro sintoma da ascite é muitas vezes um aumento da circunferência abdominal. Quando uma pessoa com ascite fica deitada, os flancos ou os lados do abdômen podem se projetar para fora. Empurrar um dos lados do abdômen pode produzir uma onda fluida, que um médico pode sentir pressionando o centro do abdômen com o lado da mão, de acordo com o Caderno de Boas Práticas da Família. O fluido pode ser drenado com uma agulha quando a acumulação causa desconforto grave; Este procedimento é chamado de paracentese.

Sintomas gastrointestinais

Diminuição do apetite, desconforto e uma sensação de plenitude depois de uma pequena quantidade de líquido são comuns, devido ao apinhamento dos intestinos. Azia e náusea também podem ocorrer. O apinhamento dos intestinos pode causar constipação ou dificuldade para passar as fezes.

Sintomas respiratórios

Quando grandes quantidades de fluido se acumulam, os pulmões ficam lotados, dificultando a respiração. Pessoas com ascite podem sair de respirar com o mínimo de esforço ou podem ter dificuldade em respirar fundo. Em 5 a 10% dos pacientes, o líquido se acumula ao redor dos pulmões, chamado hidrotórax hepático ou derrame pleural. Isso é mais comum no lado direito, segundo os relatórios do American College of Gastroenterology. Tosse e baixos níveis de oxigênio podem ocorrer com o hidrotórax hepático. Fluido ao redor dos pulmões pode ser retirado se estiver causando sérios efeitos respiratórios.

Hérnias inguinais ou umbilicais

Hérnias, aberturas na parede abdominal, são comuns em pacientes com ascite devido à pressão exercida pelo fluido o abdômen. O umbigo pode ser empurrado para fora devido a uma hérnia umbilical. A reparação da hérnia deve ser feita apenas por cirurgiões experientes no tratamento de pacientes com cirrose, os Estados American College of Gastroenterology, e somente se for absolutamente necessário. Outros sintomas

As pessoas com ascite geralmente se sentem extremamente cansado. Eles ficam sem fôlego com qualquer esforço e acham difícil andar a qualquer distância. Dor lombar é comum a partir da pressão sobre os músculos das costas. Fluido pode viajar pelas pernas e se acumular nos tornozelos ou pés. Descansar com os pés elevados pode ajudar a reduzir o inchaço das extremidades inferiores.