casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Um ligamento rompido em um polegar

Um ligamento rompido no polegar geralmente afeta o ligamento colateral ulnar, que é usado para apertar e agarrar. O ligamento colateral ulnar também estabiliza o polegar para que ele não dobre muito. Uma ruptura do ligamento colateral ulnar é muitas vezes chamada de polegar do esquiador ou polegar de um guarda-caça; polegar esquiador descreve uma lesão aguda e polegar do guarda-caça uma lesão crônica, mas os termos são frequentemente utilizados de forma intercambiável.

Causas

Lesões ligamentares colaterais ulnar são geralmente o resultado de uma força repentina, chamada de força valgo, flexão o polegar para trás, longe da mão. A força repentina no polegar rasga o ligamento parcialmente ou completamente. Uma lesão aguda, como uma queda no polegar esticado ou uma lesão de movimento repetitivo por excesso de uso pode rasgar o ligamento.

Sintomas

A dor ocorre no momento da lesão. Depois disso, o polegar fica instável; é difícil segurar os objetos com firmeza entre o polegar e o dedo indicador. Contusões e inchaços podem se desenvolver na base do polegar. Se o ligamento foi completamente arrancado de um dos ossos, a extremidade pode se dobrar e formar uma protuberância que pode ser sentida na base do polegar. Este inchaço é chamado de lesão de Stener.

Diagnóstico

Seu médico pode avaliar o grau de lesão por meio do teste de esforço, que envolve dobrar o polegar e medir a distância que pode ser afastada da mão, comparado a o polegar não ferido. A capacidade de mover o polegar a menos de 30 graus, ou 15 graus a mais que o polegar não ferido, indica uma ruptura parcial. Se o polegar puder se mover mais de 30 graus da mão ou mais de 15 graus do que o polegar não lesionado, o diagnóstico provavelmente será uma ruptura completa. Raios-X são feitos para verificar se há fraturas; Às vezes, um pequeno pedaço de osso é retirado do polegar no momento da lesão. Esse tipo de lesão é chamado de fratura avulsão.

Se o ligamento não estiver completamente rasgado, um gesso pode ser usado por cerca de seis semanas para estabilizar a articulação e permitir que o ligamento se cure. Os blocos de gelo ajudam a diminuir a dor e o inchaço. Se o ligamento estiver completamente rasgado, a cirurgia para reparar o ligamento é necessária. Um gesso é normalmente usado por seis a oito semanas após a cirurgia para reparar um ligamento rompido no polegar.

Considerações

Mesmo com a cirurgia, complicações podem ocorrer. Nervos no polegar podem ser danificados, resultando em dormência. Rigidez, sensibilidade e desconforto persistem após a cirurgia, mas geralmente são reversíveis com a fisioterapia e geralmente desaparecem dentro de um ano.

, , ] ]