casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Antibióticos para bebês e o probiótico Acidophilus

Às vezes, um bebê precisa de antibióticos para combater uma doença que poderia sair rapidamente do controle de outra forma. Infelizmente, junto com seus benefícios, os antibióticos vêm com uma série de efeitos colaterais potenciais, à medida que as bactérias saudáveis ​​recém-estabelecidas presentes no corpo do bebê morrem junto com as bactérias que causam doenças. Probióticos, incluindo a cepa Lactobacillus acidophilus, podem ser uma solução para problemas de saúde induzidos por antibióticos.

Antibióticos para bebês

Para um bebê infectado com uma doença bacteriana, os antibióticos podem ser uma maneira rápida e eficaz de se livrar o sistema infantil das bactérias invasoras. No entanto, quando um bebê toma antibióticos, a flora normal do intestino, da boca e do trato vaginal também desaparece. Isso permite que a levedura cresça demais, o que pode levar a diarréia e candidíase vaginal, anal ou oral.

Acidophilus

Lactobacillus acidophilus é um tipo de probiótico, uma cepa saudável de bactérias que estimula a saúde intestinal e constrói uma população. de flora intestinal que luta contra microorganismos invasores. Dar Lactobacillus acidophilus a um bebê que está em tratamento com antibióticos pode ajudá-la a repovoar o trato intestinal para permitir que seu corpo combata infecções fúngicas e outros organismos invasores.

Dosagens

Lactobacillus acidophilus está disponível em um forma de pó que pode ser usada para bebês que estão tomando antibióticos. A mãe de um bebê que amamenta pode fazer uma pasta de acidophilus em pó com leite materno ou água e aplicar isso no seio logo antes de uma sessão de enfermagem todos os dias, recomenda o pediatra on-line Dr. William Sears. O bebê vai consumir o probiótico junto com o leite normal. O pai de uma criança alimentada por mamadeira pode misturar 1 colher de chá. de acidophilus em uma alimentação de fórmula ou leite bombeado. Os bebês mais velhos que começaram os sólidos podem se beneficiar da ingestão de iogurte simples sem açúcar que tem culturas ativas e vivas de Lactobacillus acidophilus. É uma boa ideia esperar de uma a duas horas depois de dar ao bebê a sua dose de antibiótico antes de lhe dar a dose de probióticos para evitar que o antibiótico mate os probióticos. O pai ou cuidador deve continuar a dar uma dose de probióticos todos os dias durante uma semana após o término do curso de antibióticos.

Considerações

A eficácia dos probióticos no tratamento de efeitos colaterais causados ​​pelo uso de antibióticos em bebês não sido bem estudado, a controvérsia sobre a melhor cepa probiótica permanece. Pelo menos um estudo, publicado em 1995 no "The Journal of Otolaryngology", descobriu que Lactobacillus acidophilus foi eficaz na redução de problemas gastrointestinais e infecções fúngicas em crianças mais velhas e adultos submetidos a tratamento com antibióticos. Outros estudos indicaram pouco ou nenhum efeito desta cepa em particular, mas mostraram um efeito quando outra cepa probiótica, Lactobacillus GC, foi usada em seu lugar. Seu pediatra pode ajudá-lo a decidir se deve dar probióticos ao seu bebê durante um ciclo de antibióticos e qual a tensão específica a ser usada.