casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Insegurança e Ciúme em Homens

O ciúme e a insegurança fazem parte da condição humana que todos podem experimentar em algum momento. Enquanto os indivíduos podem experimentá-los de forma um pouco diferente, os homens têm muito em comum em relação à maneira como pensam e sentem insegurança e ciúme. Reconhecer esses sentimentos e entender onde eles se originam pode torná-los mais gerenciáveis e menos perturbadores.

Como eles estão relacionados

A insegurança e a inveja são conceitos que são frequentemente usados de forma intercambiável. Embora estejam intimamente relacionados entre si, existem diferenças entre eles. A insegurança é uma forma de ansiedade, um mal-estar causado pela insegurança, de acordo com o psicoterapeuta William Berry, em seu artigo "Psychology Today", "Inseguro? Tem seus benefícios". O ciúme, no entanto, é o resultado de uma ameaça percebida, causada pelo medo de perder alguém ou alguma coisa. O ciúme pode, portanto, ser um resultado da insegurança.

As teorias variam em relação às razões pelas quais os homens se sentem inseguros e invejosos, um dos quais é atribuído à evolução. Essa ideia alega que os homens tendem a se sentir inseguros quanto à fidelidade sexual de seus parceiros, motivados pelo desejo de se reproduzir, segundo a psiquiatra Gail Saltz em seu artigo "Today Health", "Ciúme: é o mesmo para homens e mulheres?" Saltz também afirma que fatores sociais e culturais, como relações com pais, irmãos e colegas, também são possíveis causas de insegurança e ciúme.

Funções e Benefícios

Embora a insegurança e a inveja não sejam boas, são indicadores de que os homens se importam com relacionamentos e geralmente querem mantê-los. Insegurança e ciúme podem, portanto, ser catalisadores de mudanças e melhorias, afirma Berry. Quando essas questões são identificadas e exploradas, os homens podem aprender mais sobre si mesmos e como seus comportamentos moldam seus relacionamentos com os outros. Os homens podem aprender quando essas formas de sentir e pensar tornam-se problemáticas e se engajar em meios saudáveis de gerenciá-las, como uma comunicação aberta, honesta e respeitosa com os outros.

casos extremos

Muitos sinais indicam insegurança excessiva e ciúmes nos homens. Alguns podem ouvir conversas telefônicas, por exemplo, ou fazer acusações frequentes de trapaça. Outros podem tentar controlar seus parceiros, isolando-os de seus amigos e familiares, ou monitorando telefones celulares e contas de redes sociais. Comportamentos como estes oferecem bandeiras vermelhas indicando o potencial de escalar e tornar-se fisicamente perigoso, de acordo com a psicóloga Shauna Springer em seu artigo intitulado "Ciúme é uma espada perigosa - você está pronto para algumas dicas?" , , ] ]