casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Leite de soja e Cipro

A ciprofloxacina, também conhecida pelo nome comercial Cipro, é um forte antibiótico sintético da família das fluoroquinolonas. Cipro é geralmente tomado por via oral, e ingerido Cipro dissolve no estômago antes de ser absorvido pelo sistema digestivo e circulou no corpo.

A molécula de ciprofloxacina, como outras drogas da família das fluoroquinolonas, naturalmente se liga a elementos como o cálcio . Como a maioria dos leites de soja contém cálcio e outros minerais, nem leite nem leite de soja devem ser consumidos perto de uma dose de Cipro.

Ciprofloxacina

O Cipro foi desenvolvido pela empresa farmacêutica Bayer no final dos anos 80. O medicamento é considerado um membro da segunda geração de drogas fluoroquinolonas e foi desenvolvido principalmente para ajudar pacientes com infecções bacterianas que não foram curadas por outras terapias antibióticas. Funciona bloqueando a replicação efetiva de DNA em bactérias. Embora inicialmente vista como uma "droga de último recurso", a potência do Cipro contra uma ampla gama de infecções foi notada pelos médicos, e seu uso se expandiu concomitantemente com as drogas. o desenvolvimento de outras fluoroquinolonas que poderiam servir como alternativas ao Cipro. Existem atualmente mais de duas dúzias de medicamentos fluoroquinolonas, além de versões genéricas de baixo custo do Cipro de muitas empresas farmacêuticas.

Fluoroquinolonas e ligação digestiva

Todas as moléculas de fluoroquinolona, ​​incluindo Cipro, têm uma afinidade de ligação natural ao cálcio. , zinco, ferro, magnésio, alumínio e vários outros minerais e drogas. Quando essas substâncias estão presentes no sistema digestivo, o Cipro ingerido se liga a elas, impedindo a absorção da droga e anulando sua atividade química contra bactérias.

Alimentos e Medicamentos

Como contêm cálcio, produtos lácteos como leite , iogurte e queijo, ou outros alimentos que contenham uma quantidade substancial de ingredientes lácteos, devem ser evitados na proximidade de uma dose de Cipro. O Cipro deve ser tomado pelo menos seis horas antes ou duas horas após a ingestão de produtos contendo cálcio substancial.

O mesmo requisito se aplica a alimentos ou suplementos contendo quantidades substanciais dos minerais listados acima, bem como a maioria dos antiácidos. Os medicamentos digestivos que contêm bismuto, como o Pepto-Bismol, estão sujeitos à mesma restrição.

Leite de Soja

Embora a soja não contenha naturalmente cálcio substancial, a maioria dos fabricantes de leite de soja enriquece seus produtos para conter quase tanto cálcio quanto um copo de leite comum. A maioria das marcas de leite de soja contém 200-400 mg de cálcio por xícara, uma quantidade que reduziria fortemente a eficácia de uma dose de Cipro se tomado simultaneamente.

Devido ao enriquecimento, muitas marcas de leite de soja também contêm substancialmente mais ferro do que o teor de ferro aproximadamente nulo do leite de vaca normal; Outro fator que permitiria que o leite de soja reduzisse a eficácia do Cipro.

Extensão dos efeitos

Se a biodisponibilidade do Cipro estiver comprometida, as concentrações séricas de Cipro podem não subir o suficiente para anular uma infecção bacteriana. Além de causar falha no tratamento, tal resultado aumenta o risco de tornar as bactérias resistentes ao Cipro e a outros medicamentos antimicrobianos.

Estudos documentaram os efeitos dos efeitos negativos do cálcio e de outros minerais sobre a biodisponibilidade do Cipro quando dois são levados na proximidade. Um estudo de Frost, et al. no início dos anos 90 descobriu que os comprimidos de cálcio tomados perto de uma dose de Cipro reduziram a biodisponibilidade do Cipro em 40%.

Comprimidos de carbonato de cálcio tomados duas horas antes do Cipro tiveram pouco efeito em um estudo, mas os pesquisadores notaram que ingestão geral de cálcio ", uma grande proporção de cálcio permanece no trato gastrointestinal e pode ter uma disponibilidade prolongada para interação potencial com quinolonas."

Outros estudos têm afirmado a interação negativa entre as bebidas contendo cálcio e Cipro quando tomadas na proximidade.

Opções

A opção mais simples para as pessoas que tomam Cipro é evitar o leite de soja dentro de seis horas antes ou duas horas depois de uma dose de Cipro. Se isso causar dificuldades, talvez você queira procurar uma marca de leite de soja sem enriquecimento de cálcio que contenha muito pouco cálcio, ferro ou zinco.