casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos colaterais da contagem de baixa proteína

As proteínas são componentes essenciais de todos os organismos vivos e são constituídas de enzimas, aminoácidos e anticorpos que são necessários para manter o corpo saudável e funcionando adequadamente. Não ingerir uma quantidade adequada de proteína pode levar a sérias deficiências que podem levar a condições mais graves de risco de vida. Os efeitos colaterais da contagem de baixa proteína incluem degeneração muscular, sintomas associados com kwashiorkor, uma forma de desnutrição e inchaço ou edema.

Degeneração Muscular

Proteína é necessária para crescer e manter a massa magra. Contagens baixas de proteína podem levar à degeneração muscular rápida em indivíduos. De acordo com a Federação Nacional de Personal Trainers “Manual de Nutrição Esportiva”, a razão pela qual a degeneração muscular ocorre tão rapidamente durante a deficiência de proteína é porque o corpo começa a agrupar todas as enzimas e aminoácidos disponíveis. Quando isso acontece, o metabolismo começa a mudar para o modo de inanição e começa a preservar calorias alocando energia apenas para as funções mais vitais. Uma diminuição na queima de calorias ocorre e os músculos começam a perder força, massa e efetivamente enfraquecem até que o corpo não possa mais se dar ao luxo de perder mais. Nesse ponto, outros componentes fortificados com proteínas, como pele, unhas e cabelos, começam a cair e ficam mais fracos.

Kwashiorkor

Kwashiorkor é outro efeito colateral de uma baixa contagem de proteínas. Kwashiorkor é um tipo de desnutrição que se desenvolve quando não há proteína adequada na dieta. Os Institutos Nacionais de Saúde relatam que o kwashiorkor é mais comum em áreas onde há fome, oferta limitada de alimentos e baixos níveis de educação nutricional. Esta doença é mais comum em países pobres. Ocorre frequentemente durante uma seca ou outro desastre natural, ou durante a agitação política. Essas condições são responsáveis ​​pela falta de alimentos, o que leva à desnutrição. A deficiência proteica contínua levará a sintomas evidentes de kwashiorkor, tais como alterações no pigmento da pele, perda de cabelo, unhas quebradiças, barriga protuberante e diarreia. Obter mais calorias e proteínas irá corrigir o kwashiorkor, se o tratamento for iniciado cedo o suficiente. As crianças que desenvolveram previamente essa condição nunca atingirão sua altura e crescimento em potencial.

Edema

O edema é outro efeito colateral da contagem baixa de proteínas. Edema é inchaço causado por um acúmulo de líquido preso nos tecidos do seu corpo. Edema é mais comumente notado em suas mãos, braços, pés, tornozelos e pernas, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo. De acordo com Michael J. Gibney, autor do livro “Introdução à Nutrição Humana”, quando a contagem de proteínas na corrente sanguínea fica extremamente baixa, há uma diminuição na pressão osmótica coloidal que permite que o fluido escape dos vasos sanguíneos para os tecidos, resultando em edema. A Mayo Clinic diz que outros sintomas do edema incluem pele esticada ou brilhante, aumento do tamanho abdominal e pele que retém uma covinha após ser pressionada por vários segundos.