casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dieta alcalina baixa

A saúde depende de um ambiente alcalino criado pela ingestão de alimentos como verduras, passas e damascos para manter um equilíbrio alimentar ideal de pelo menos 80 por cento de alcalinidade. Uma dieta baixa alcalina pode promover a perda de peso, dar um impulso de energia, fortalecer o sistema imunológico e uma sensação de bem-estar geral. Noções básicas

Alimentos alcalinos contêm minerais como cálcio, magnésio, potássio e sódio Os alimentos alcalinos produzem uma cinza alcalina que ajuda a manter o nível desejado de pH corporal de cerca de 7,4. Seu nível de pH é a medida da base ácida ou alcalina do seu corpo. Um pH de 7 é neutro. Qualquer coisa acima de 7 é alcalina, ou base, e qualquer coisa abaixo de 7 é ácida. A maioria das frutas e vegetais são alcalinos, embora a digestão e o metabolismo individuais possam influenciar a reação de pH no organismo.

Alimentos alcalinos baixos

Os frutos que produzem mais alcalinos em seu corpo incluem bananas, passas, damascos secos e datas. Os vegetais mais alcalinos são feijão amarelo, beterraba, repolho, pepino, alho, pimentão, abobrinha, abóbora, batata doce e espinafre, segundo Christopher Vasey, N.D., do site Heart Spring. Geralmente, os laticínios são ácidos, mas o leite integral cru, a manteiga, os queijos verdes, o soro de leite, o leitelho e a gema de ovo são considerados alcalinos e podem ajudar a aumentar o seu nível de pH. Outros alimentos alcalinos incluem alguns grãos, como milho e trigo, açúcar, sal marinho, óleos prensados ​​a frio e nozes, incluindo castanha do Brasil, amêndoas e azeitonas.

Medição do pH

Benefícios

Entre os muitos benefícios de manter uma dieta baixa alcalina é a prevenção de pedras nos rins. Certos tipos de cálculos renais favorecem um ambiente ácido e ajustar o equilíbrio do pH do corpo a um nível mais alcalino pode ajudar a prevenir esses tipos de cálculos. Um relatório no "The New York Times" diz que se o corpo for muito ácido, pode produzir muito ácido úrico na urina, e pedras nos rins podem se desenvolver. De acordo com o site da Clínica Mayo, tornando a urina mais alcalina, mantendo uma dieta alcalina pode minimizar o risco de pedras nos rins.

Comer alimentos alcalinos é a maneira mais rápida e eficaz para equilibrar o pH do corpo. Comer uma salada todos os dias é uma das melhores maneiras de aumentar a ingestão de vegetais alcalinizantes. Varie sua salada com couve, espinafre e verduras saborosas; adicione nozes de castanha do Brasil ou sementes de abóbora e vista com sementes de linho saudáveis ​​ou azeite de oliva para obter benefícios de saúde máximos. Como a proteína animal é acidificante, substitua o caldo de galinha por carne em sopas e outros pratos. Tente comer menos carne vermelha e escolha peixe e frango sem pele. Asse ou assar em vez de fritar alimentos. Ao adicionar temperos e ervas frescas, que são alcalinizantes, às suas comidas favoritas, em vez de sal ácido, você pode ajudar a controlar a pressão sanguínea, sugere a Enciclopédia da Dieta Alcalina. Limite o consumo de queijo, tornando-o um condimento, polvilhando feta ralado ou mussarela em saladas ou legumes.