casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Testes e Diagnóstico para Diabetes Tipo 1

O diabetes tipo 1 é diagnosticado usando uma combinação de sinais e sintomas clínicos, bem como exames de sangue. Os principais exames de sangue utilizados são: A) Níveis de açúcar no sangue B) Valores de hemoglobina A1c (HbA1c) C) Anticorpos de células de ilhotas

Teste de níveis de açúcar no sangue Um teste de diagnóstico comumente usado para diabetes é chamado de teste de tolerância oral à glicose (TOTG). Após oito horas de jejum, uma amostra de sangue é coletada e testada para os níveis de açúcar no sangue. Em seguida, o paciente rapidamente bebe uma bebida com alto teor de açúcar (dentro de cinco minutos). Uma amostra de sangue é coletada após duas horas e, se o nível de açúcar estiver anormalmente alto (particularmente, quando o nível de açúcar no sangue em jejum estiver normal), o paciente é diagnosticado com diabetes porque não havia insulina suficiente no sangue para transportar o açúcar adequadamente. o sangue nas células do corpo.

Especificamente, o diabetes é diagnosticado se o açúcar no sangue em jejum for ≥126 mg /dL (7.0 mmol /L) ou se o açúcar no sangue em duas horas for ≥200 mg /dl (11,1 mmol /l). É importante ter em mente que os níveis de açúcar no sangue podem flutuar não apenas devido ao que o paciente come ou bebe, mas também pelos hábitos de exercício, doença e as emoções do paciente antes de fazer o exame. Hemoglobina A1c (HbA1c ) Teste

O nível de HbA1c é o segundo exame de sangue usado no diagnóstico de diabetes (veja a tabela abaixo). A American Diabetes Association (ADA) definiu valores acima de 6,5% para diagnosticar diabetes. No entanto, o diabetes pode ainda estar presente com valores normais de HbA1c.

A hemoglobina é a proteína encontrada nos glóbulos vermelhos que transportam oxigênio para várias partes do corpo. A molécula de hemoglobina tem uma propriedade secundária que é usada para monitorar os níveis de açúcar a longo prazo. Se o nível de açúcar no sangue é alto, o açúcar se liga à hemoglobina e permanece lá durante a vida do glóbulo vermelho (aproximadamente três meses). O teste de HbA1c reflete a frequência com que o açúcar no sangue esteve alto nos últimos três meses. Aproximadamente metade do valor de HbA1c reflete os níveis de açúcar no último mês, e a outra metade reflete os níveis de açúcar durante o segundo e terceiro meses antes do valor ser obtido.

O valor de HbA1c pode ser obtido com um simples dedo teste de batida, e o resultado não é alterado por nada que a pessoa experimenta no dia em que o teste é administrado. Por exemplo, o paciente não precisa jejuar antes de fazer o teste e o valor não muda com base em exercício, doença ou emoções.

Anticorpos de Células Ilhotas (ACI)

Os testes para o nível de açúcar no sangue e HbA1c são usados ​​para diagnosticar diabetes tipo 1 e tipo 2. Portanto, outros testes são necessários para distinguir entre os dois tipos, como o teste de anticorpos das células das ilhotas (ICA). Os anticorpos das células das ilhotas são encontrados apenas naqueles com diabetes tipo 1 (e não no tipo 2).

Neste teste, o sangue do paciente é testado para anticorpos de células das ilhotas. Células ilhotas são células do pâncreas que produzem insulina. Se eles estiverem danificados, a insulina não é produzida adequadamente e o diabetes continua. Este dano às células dos ilhéus é causado por uma auto-alergia ou resposta auto-imune em que o sistema imunitário se volta contra o seu próprio corpo e cria anticorpos que danificam especificamente estas células das ilhotas.

Este teste é eficaz porque existe menos um anticorpo positivo para ilhota (ICA) encontrado no sangue de mais de 90% das pessoas com diabetes tipo 1. Qualquer um dos seguintes tipos de anticorpos ICA pode ser detectado no sangue de uma pessoa com diabetes tipo 1: • autoanticorpo de insulina (IAA) • anticorpo GAD • anticorpo ICA512 • anticorpo fluorescente ICA ZnT8 (anticorpo de transporte de zinco)

Esses anticorpos podem estar presentes no sangue por muitos anos antes do diagnóstico de diabetes, portanto, se forem detectados precocemente, medidas de prevenção podem ser tomadas para diminuir os sintomas de diabetes mais tarde na vida.