casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Medicamentos que baixam o potássio

O potássio pertence a uma classe de nutrientes chamados minerais, mas também é classificado como um eletrólito. O potássio ajuda a controlar a contração e o relaxamento muscular e, portanto, desempenha um papel vital no bom funcionamento do seu coração. O balanço de potássio está diretamente relacionado à quantidade de sódio e magnésio no sangue. Medicamentos que interferem com esse equilíbrio podem diminuir os níveis de potássio.

Diuréticos

Os diuréticos são uma classe de medicamentos comumente usados ​​para tratar a pressão alta. Os diuréticos funcionam estimulando seu corpo a liberar quantidades excessivas de água e sódio. Quando os níveis de água e sódio diminuem, o seu volume sanguíneo também diminui, o que pode baixar a sua pressão arterial. Quando seu corpo elimina a água, no entanto, o potássio também é perdido. O uso de diuréticos pode levar a níveis significativamente baixos de potássio na corrente sanguínea, uma condição conhecida como hipocalemia. Uma classe de diuréticos chamados diuréticos poupadores de potássio está disponível, o que pode ajudar a melhorar a pressão arterial sem a perda de potássio. MayoClinic.com observa que esses tipos de diuréticos têm o potencial de causar altos níveis de potássio, no entanto.

Corticosteróides

Os corticosteróides são anti-inflamatórios que são usados ​​para tratar doenças auto-imunes e doenças inflamatórias, como artrite, tendinite, asma e doença de Crohn. Os corticosteróides imitam a ação do hormônio cortisol, que é naturalmente produzido pelas glândulas supra-renais. Os corticosteróides orais podem aumentar a perda de potássio através da urina. O Memorial de Saúde da UMASS observa que a redução de potássio é menor na maioria das pessoas, mas algumas pessoas experimentam diminuições significativas nos níveis de potássio que podem causar efeitos negativos à saúde, como batimento cardíaco anormal e cãibras musculares.

Laxantes

Os laxantes são usados ​​para aliviar a constipação ocasional. Os laxantes funcionam puxando a água para o cólon e estimulando as contrações musculares no cólon para ajudar as fezes a se moverem através do trato digestivo. Embora os laxantes possam ajudar a reduzir a constipação, eles não são considerados seguros para uso a longo prazo. O uso de laxantes interfere na absorção adequada de muitos nutrientes e eletrólitos, incluindo o potássio. Muitas pessoas que usam laxantes regularmente experimentam perda de potássio através das fezes, levando a baixos níveis de potássio no sangue.

Considerações

Se você usar diuréticos, corticosteróides ou laxantes, a Universidade de Maryland Medical Center observa que É importante fazer exames regulares de potássio para determinar se você se beneficiaria do uso de um suplemento de potássio ou de um aumento de potássio em sua dieta. Você não deve começar qualquer suplementação de potássio sem antes discutir com seu médico.