casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Hiperglicemia e baixo potássio

A hiperglicemia, ou alto nível de açúcar no sangue, é uma condição de saúde potencialmente grave que afeta indivíduos com diabetes. A hiperglicemia pode desencadear uma grave depleção de potássio, um mineral que atua em muitas funções críticas no corpo humano. Siga cuidadosamente os conselhos médicos para o controle do diabetes, incluindo restrições alimentares e medicação para minimizar o impacto da hiperglicemia e o potencial de depleção total de potássio no corpo. Potássio O potássio é um mineral necessário que deve ser consumido diariamente, como É facilmente solúvel e expelido na urina, segundo o Dr. Elson M. Haas, da periódica Paralysis International. O potássio é o principal mineral encontrado dentro das células do corpo humano, enquanto o sódio é o principal mineral encontrado fora das células do corpo. O potássio e o sódio devem ser mantidos em cuidadoso equilíbrio. O potássio é abundante em frutas frescas, vegetais e grãos integrais, mas é facilmente perdido no processo de cozimento. Consumir um excesso de sódio em relação ao potássio pode levar à hipertensão arterial e outras conseqüências negativas à saúde.

Hiperglicemia

A hiperglicemia, ou altos níveis de glicose sérica, ocorre ocasionalmente em quase todos os diabéticos, mas deve ser cuidadosamente monitorada e corrigido, pois pode levar a complicações graves como cetoacidose diabética e coma diabético, de acordo com o MayoClinic.com. Além dos níveis elevados de glicose no sangue, os sintomas de hiperglicemia incluem micção freqüente e aumento da sede. Hiperglicemia resulta de pouca insulina ou uso ineficiente de insulina e também pode ocorrer devido a estresse ou doença, de acordo com a American Diabetes Association.

Baixo Potássio Efeitos

A deficiência de potássio pode ser causada por insuficiência alimentar, doença crônica , sudorese intensa ou uso prolongado de diuréticos ou laxantes, de acordo com o Dr. Elson M. Haas. Níveis baixos de potássio podem interferir no metabolismo da glicose, levando a um aumento nos níveis séricos de glicose. A hipocalemia, ou deficiência de potássio, diminui a quantidade de insulina produzida no organismo e leva à diminuição da receptividade à insulina, segundo o Dr. I. David Weiner, da Universidade da Flórida. A combinação desses dois efeitos da insulina faz com que os níveis de glicose sérica subam, levando à hiperglicemia.

Efeitos da hiperglicemia

Durante um incidente hiperglicêmico, a água do interior das células muda para os espaços entre as células e para o sistema sanguíneo. de acordo com um relatório de 1991 publicado em "Clinical Chemistry" por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington. Esse fluxo de água intracelular leva ao aumento da micção, dilui as concentrações de sódio e sinaliza um aparente aumento de potássio no sangue, uma vez que o potássio migra para fora da célula com água celular, segundo a Universidade de Connecticut. Embora o potássio sérico possa parecer alto, uma pessoa cuja hiperglicemia tenha passado para a cetoacidose diabética sofreu uma perda perigosa de potássio no organismo total. Um aumento no potássio sérico pode ser a resposta fisiológica mais precoce à hiperglicemia, de acordo com um estudo de 2001 publicado no "Journal of Endocrinology Investigation".