casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Retenção elevada de sódio e água

Se você se sentir inchado depois de comer um lote de pretzels salgados ou salteados com molho de soja, você não está imaginando coisas. A alta ingestão de sódio está diretamente relacionada à retenção de água, particularmente em pessoas que são sensíveis aos efeitos do sódio. Embora o inchaço possa ser incômodo, a retenção de fluidos também pode levar a condições mais graves, como a hipertensão, e pode ser especialmente problemática para pessoas com condições médicas existentes. Se, como a maioria dos americanos, você consome muito sódio, é aconselhável considerar cortes.

Saldo de Sódio /Potássio

Quando você ingere alimentos ricos em sódio, perturba seu equilíbrio normal de sódio e potássio, o que afeta a capacidade do seu rim para filtrar o excesso de água da corrente sanguínea. Como resultado, seu corpo se agarra à água que de outra forma teria expelido pela urina. Um extra de 400 miligramas de sódio, contidos em 1 grama de sal, pode levar a um adicional de 2 quilos de peso de água, de acordo com o The Wellness Corner na Universidade de Towson. O peso desaparecerá quando o equilíbrio for restabelecido.

Risco de Pressão Sanguínea

Como a água extra aumenta o volume de sangue, a retenção de água induzida por sódio pode levar à pressão alta. Isso pode causar um estresse extra nas artérias, que podem reagir com o crescimento mais espesso. Isso pode estreitar a passagem, contribuindo ainda mais para a hipertensão arterial. A hipertensão arterial é um contribuinte para doenças cardíacas e derrames, que são as principais causas de mortalidade nos Estados Unidos, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças.

Outras complicações

Pessoas com certas condições médicas são especialmente vulneráveis ​​aos efeitos da retenção de água de uma dieta rica em sódio. Se você tem doença renal ou cirrose do fígado, esse acúmulo de fluido pode ser grave ou até fatal. Mesmo se você não tem doença renal agora, o site Blood Pressure UK relata que uma dieta cronicamente rica em sódio pode danificar os rins o suficiente para causar doenças, dificultando a capacidade do órgão de remover toxinas do corpo. Se não for tratada, seu corpo pode eventualmente ser envenenado com resíduos tóxicos.

Para evitar a retenção de água e os problemas de saúde que a acompanham, o CDC recomenda não consumir mais de 2.300 miligramas de sódio por dia. Pessoas em risco de doença cardíaca, qualquer pessoa com mais de 50 anos, afro-americanos e diabéticos devem consumir não mais do que 1.500 miligramas de sódio por dia, pois podem ser mais suscetíveis a complicações de grandes quantidades. A maneira mais eficaz de conseguir isso é abrir mão de refeições, lanches e molhos preparados comercialmente, em vez de cozinhar em casa com ingredientes inteiros e frescos. Por exemplo, 1 xícara de feijões fritos enlatados contém cerca de 1.069 miligramas de sódio, enquanto a mesma quantidade de feijões cozidos e sem sal contém apenas 2 miligramas, o que poupa a sobrecarga de sódio.