casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como tratar a DDA em adultos sem medicação

Usar medicação para tratar o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), comumente chamado de DDA, é uma das opções mais fáceis porque ajuda os adultos a controlar seus sintomas. No entanto, alguns adultos não querem tomar medicamentos e preferem usar outras formas de tratamento para reduzir os sintomas. O TDAH pode causar problemas nos relacionamentos, problemas de saúde, problemas no trabalho e muito mais se você não souber como lidar com os sintomas proeminentes. Os sintomas incluem falta de concentração, dificuldade em se manter e se manter organizado, tomar decisões impulsivas e dificuldade de comunicação com os outros. Essas etapas são destinadas a ajudar apenas os profissionais de saúde mental que trabalham com clientes que sofrem com o TDAH.

Obtenha um histórico detalhado dos problemas de saúde mental de seu cliente, história familiar de doença mental, questões médicas e as razões pelas quais ele é buscando tratamento. Você precisa dessa informação para ajudar seu cliente a lidar com o distúrbio dele. Certifique-se de que seu cliente sofra de TDAH /ADD e não de outro transtorno, como transtorno de ansiedade generalizada ou transtorno obsessivo compulsivo.

Discuta os sintomas do seu cliente em detalhes e como eles afetam sua vida. Por exemplo, pergunte a ela como suas dificuldades com a concentração levam a problemas no trabalho e em casa.

Ajude sua cliente a entender como os sintomas a afetam e como ela pode controlá-los. Fale com ela sobre a terapia cognitivo-comportamental e explique como ela funciona.

Faça uma lista com o cliente de quaisquer problemas atuais que sejam devidos ao seu ADHD /ADD. Por exemplo, ele pode estar entrando em discussões com sua namorada por causa de problemas de comunicação ou talvez ele esteja constantemente atrasado para o trabalho porque se distrai pela manhã.

Pense no cliente e venha com coisas que ela pode fazer para reduzir os sintomas com os quais ela está lutando. Cada semana, atribua tarefas específicas como lição de casa. Por exemplo, diga ao seu cliente para se concentrar primeiro em trabalhar no horário. Ajude-o a organizar uma rotina matinal, colocando limites de tempo em cada parte da rotina, como 10 minutos para um banho e 20 minutos para o café da manhã. Veja se seu cliente pode seguir essa rotina por uma semana.

Adicione uma nova tarefa de casa a cada semana. Monitore os sintomas do seu cliente em cada sessão. Faça isso perguntando ao seu cliente a cada semana o quanto ela foi impactada pelo TDAH, em uma escala de 1 a 10. Concentre-se em uma meta em cada sessão e em como o cliente pode alcançar essa meta específica.

Advertências

Você só deve tratar clientes com TDAH /DDA se tiver formação e experiência para fazê-lo. Se você é um adulto à procura de ajuda com seus sintomas de TDAH /DDA, consulte um profissional de saúde mental licenciado, como assistente social, psicólogo ou psiquiatra. Não espere que seu cliente faça todas as alterações necessárias de maneira correta. As mudanças são tão grandes que o cliente pode desistir. Implemente a mudança tentando alcançar pequenas metas a cada semana.