casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Alimentos e vitaminas que ajudam a formação de sangue

As vitaminas B6, B12, folato e o ferro mineral desempenham papéis importantes na formação do sangue. Obtenha quantidades adequadas desses nutrientes comendo uma dieta balanceada e saudável, composta por uma variedade de alimentos de origem animal e vegetal. A deficiência de vitamina AB ou ferro pode afetar a capacidade do organismo de transportar oxigênio para as células e tecidos e causar anemia, cujos sintomas incluem fadiga e fraqueza.

Vitamina B6

A vitamina B6 também é conhecida como piridoxina, piridoxal e piridoxamina. É necessário fazer a hemoglobina, a proteína vermelha dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio para os tecidos e células do corpo. A vitamina B6 também ajuda a manter os órgãos linfóides saudáveis ​​- esses órgãos fabricam glóbulos brancos para combater infecções. Boas fontes de vitamina B6 incluem cereais enriquecidos, batatas, bananas, grão de bico, peito de frango, carne de porco, carne de vaca, truta e sementes de girassol. A dieta recomendada de vitamina B6 para homens e mulheres adultos é de 1,3 mg, afirma o Escritório de Suplementos Dietéticos.

A vitamina B12

A vitamina B12, ou cobalamina, é necessária para sintetizar glóbulos vermelhos na medula óssea lenço de papel. Boas fontes incluem fígado, cereais matinais fortificados, truta, salmão, iogurte, leite, queijo e ovos. É geralmente aceito que B12 de fontes vegetais como algas, algas e soja fermentada é improvável que satisfaça as necessidades dietéticas, diz a Sociedade Vegetariana. A ingestão dietética recomendada de vitamina B12 para homens e mulheres com idade entre 14 e mais é de 2,4 mcg, de acordo com o Office of Dietary Supplements. A deficiência de vitamina B12 pode resultar na criação de glóbulos vermelhos anormais conhecidos como megoblastos, observa a Sociedade Vegetariana.

Folato

O folato, cuja forma sintética é o ácido fólico, é uma vitamina do grupo B necessária fazer glóbulos vermelhos. Boas fontes incluem cereais matinais fortificados, fígado bovino, ervilhas, espinafre, espargos, feijões cozidos, ervilhas e brócolis. A dose dietética recomendada de folato para adultos do sexo masculino e feminino é de 400mcg. Uma deficiência de folato pode ocorrer quando há uma maior necessidade de folato, como durante a gravidez, ou se muito pouco folato é obtido da dieta. Alguns medicamentos podem interferir no metabolismo do folato. Deficiência de folato pode resultar em grandes glóbulos vermelhos que contêm quantidades inadequadas de hemoglobina, diz o Escritório de Suplementos Dietéticos. O ferro mineral é um componente importante da hemoglobina. O ferro heme de origem animal é absorvido mais facilmente do que o ferro não heme proveniente de fontes vegetais. Boas fontes de ferro incluem fígado de galinha, ostras, carne bovina, peru, cereais matinais fortificados, soja, lentilhas, feijão, melaço e espinafre. O recomendado Dietary Allowance de ferro para homens e mulheres com idade entre 19 e 50 anos é de 8 mg e 18 mg, respectivamente, diz o Office of Dietary Supplements. A deficiência de ferro é causada pela ingestão insuficiente de alimentos ricos em ferro, baixa absorção de ferro, perda de sangue ou rápido crescimento. Mulheres grávidas, mulheres em idade reprodutiva e crianças correm maior risco de deficiência de ferro, observa o Centro Médico da Universidade de Maryland.