casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Maçãs e Ferro

Uma maçã pode não ter sido o fruto que Eva supostamente usou para tentar Adão - alguns estudiosos da Bíblia afirmam que era a romã - mas maçãs ainda têm muita credibilidade com nutricionistas, médicos e curandeiros naturais, que os recomendam por sua Alta em fibra dietética, baixo teor de gordura e rica em vitaminas e minerais, as maçãs são uma escolha alimentar saudável. O ferro, um mineral essencial, é necessário para o transporte de oxigênio no corpo. Embora as maçãs contenham apenas níveis modestos, elas promovem a absorção de ferro de outros alimentos.

Básico e Benefícios

Uma maçã de tamanho médio contém 0,47 g de proteína, 0,3 g de gordura, 25,13 g de carboidratos, 4,4 g de fibra e 18,91 g de açúcares, principalmente na forma de frutose. As maçãs são de baixo teor de gordura, com baixo teor de sal e livres de colesterol; sua contagem razoável de 95 calorias cada uma delas faz uma barganha para dieters. A pectina, uma fibra solúvel em maçãs, pode ajudar a diminuir o colesterol LDL nocivo. Diminuindo a absorção de frutose no organismo, a pectina ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue; também ajuda a criar uma sensação de plenitude que pode ajudar a evitar o excesso de comida. Além disso, as maçãs são ricas em antioxidantes, a quercetina e o ácido elágico, que capturam os radicais livres destrutivos no corpo.

Ferro Características

O ferro, um mineral essencial, é necessário para a produção de hemoglobina, uma proteína. que transporta oxigênio pelo corpo; também é necessário para o crescimento e diferenciação de células. O ferro dietético é dividido em dois tipos, com o ferro heme - encontrado na hemoglobina - que ocorre em alimentos de origem animal, como carnes, aves e peixes. O ferro não heme ocorre em alimentos vegetais, como lentilhas e feijões. Certas substâncias presentes em alimentos - como ácidos tânicos em chás e fitatos em grãos - podem interferir na absorção de ferro. A Organização Mundial da Saúde relata que 80% da população mundial é deficiente em ferro, com mulheres em idade fértil em maior risco. A dose diária recomendada de ferro para adultos é de 8 mg para homens e 18 mg para mulheres. Depois dos 50 anos, os requisitos para as mulheres caem para 8 mg por dia. Os sintomas de deficiência de ferro incluem fadiga, fraqueza, dificuldade em manter a temperatura corporal e diminuição da função do sistema imunológico.

Ferro em Maçãs

Com apenas 0,2 mg de ferro em uma maçã de tamanho médio, as maçãs não são ferrosas. "No entanto, o teor de vitamina C das maçãs pode ajudar a absorver o ferro de outros alimentos ingeridos na mesma refeição. Embora as maçãs não sejam uma boa fonte de ferro, elas são ricas em outros minerais, incluindo o potássio. Uma maçã média contém 195 mg deste mineral essencial, que regula os eletrólitos - ou sais - no corpo para manter a freqüência cardíaca e a pressão sanguínea normais. O cobre também está presente, na quantidade de 0,049 mg por maçã média. O cobre é um mineral-traço necessário ao organismo para produzir hemoglobina, colágeno, mielina e melanina.

Pesquisa científica demonstrou que a vitamina C em maçãs e outras frutas promove o uso de ferro no corpo superando substâncias que inibem a absorção. "O Jornal Americano de Nutrição Clínica" relata um estudo clínico de 1991 envolvendo 199 voluntários em que pesquisadores descobriram que 30 mg de ácido ascórbico - ou vitamina C - sobrepujavam os efeitos inibitórios de fitatos de farelo de milho sobre a absorção de ferro não-heme. O ácido ascórbico também trabalhou para superar os efeitos inibitórios dos taninos, e os autores recomendam 50 mg de vitamina C com uma refeição como a dose ideal para a absorção.