casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Formas de desnutrição

O Programa Mundial de Alimentos, uma agência das Nações Unidas, identificou cinco tipos principais de desnutrição como as formas mais letais: desnutrição energético-protéica, em que o corpo não possui quantidades suficientes de todos os principais macronutrientes e deficiências em ferro; vitamina A, iodo e zinco. Se a sua dieta está carente de nutrientes importantes, você pode estar desnutrido mesmo que sua aparência seja normal.

Desnutrição Energética Proteína

A desnutrição energética protéica, também conhecida como fome, é definida como uma dieta com quantidade insuficiente de nutrientes. todos os principais macronutrientes: proteínas, carboidratos e gorduras. Uma pessoa faminta torna-se esqueletalmente magra e fraca e está em perigo de morte. A desnutrição energético-protéica é geralmente observada durante períodos de fome em países do Terceiro Mundo e em distúrbios alimentares nas sociedades ocidentais. Se você ou um ente querido experimenta desnutrição energético protéico, procure ajuda médica imediata.

Deficiência de Ferro

O ferro é um mineral que ajuda as células vermelhas do sangue a transportar oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Uma dieta deficiente em ferro pode resultar em anemia, uma condição em que seu corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes. "Iron and Iron Deficiency", um ensaio dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, descreve sintomas de anemia como fadiga, dificuldade em manter a temperatura corporal e uma queda na eficiência do sistema imunológico, resultando em mais infecções. Parar ou prevenir a anemia requer a ingestão de alimentos mais ricos em ferro, como ovos, nozes, peixe, produtos lácteos, cereais integrais, frutas e legumes.

Deficiência de vitamina A

A função mais importante da vitamina A é um bloco de construção na estrutura dos seus olhos, de acordo com o Manual Merck. Os sintomas de deficiência incluem a falta de visão noturna, cegueira, pele seca, infecções respiratórias e um sistema imunológico debilitado. A deficiência de vitamina A pode ser revertida ou evitada pela ingestão de alimentos que contenham muita vitamina A, incluindo cenouras, vegetais de folhas verdes, frutas coloridas, como laranjas e papaias, vegetais amarelos, como abóbora ou abóbora, fígado, gemas e peixes. -Liver óleos, bem como leite e cereais com adição de vitamina A.

Deficiência de iodo

O iodo é um produto químico que sua glândula tireóide usa para produzir hormônios que regulam o metabolismo do corpo. Um ensaio do Instituto de Saúde da Universidade de Michigan, "Iodo Deficiência", observa que, quando seu corpo não recebe suficiente iodo, você pode desenvolver um inchaço no pescoço, fadiga, depressão e, em casos graves, uma queda na temperatura corporal e no coração falha. A falta de iodo pode ser revertida ou evitada pela ingestão de alimentos ricos em iodo, como frutos do mar e produtos lácteos, ou pela adição de sal iodado aos seus alimentos.

Deficiência de zinco

O zinco mineral é necessário para o bom funcionamento do sistema imunológico. O zinco também ajuda as células a se dividirem e crescerem e ajuda o corpo a curar feridas. Os sintomas de deficiência incluem infecções freqüentes, perda de cabelo, falta de apetite, problemas na degustação e no olfato e longos tempos de cura para feridas. A deficiência de zinco pode ser interrompida ou evitada pela ingestão de nozes, legumes, leveduras e cereais integrais. O zinco também é encontrado em carne bovina, suína e ovina, de acordo com o ensaio Medline Plus, “Zinc in Diet”.