casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Queilite Angular e Deficiência Nutricional

Proteínas, carboidratos, os ácidos graxos essenciais, minerais e vitaminas são todos necessários para se manter saudável. Uma deficiência nutricional pode, portanto, resultar em uma variedade de doenças e distúrbios. Para determinar qual nutriente você pode ser deficiente em, um médico precisará realizar um exame cuidadoso, que inclui testes de laboratório, um exame físico e histórico nutricional. Riboflavina

Riboflavina é também referida como vitamina B2. As principais fontes desta vitamina são o leite e os produtos lácteos, mas os fabricantes também a usam como um aditivo alimentar porque tem uma cor amarela tão profunda. As células usam a riboflavina para ajudar a decompor os carboidratos em glicose e fornecem a energia necessária para realizar vários processos, conforme descrito em “Harper’s Illustrated Biochemistry”, de David Bender, Ph.D., professor de bioquímica da University College London. A riboflavina metaboliza gorduras e funciona como um antioxidante, destruindo os radicais livres de oxigênio que podem danificar as células e seu DNA.

Queilite Angular e Deficiência de Riboflavina

Se você tem uma deficiência de riboflavina, então você provavelmente tem um Deficiência em outras vitaminas do complexo B, bem como, de acordo com Larry Johnson, MD, Ph.D., médico assistente no Central Arkansas Veterans Healthcare System no "The Merck Manual para Profissionais de Saúde." Um dos principais sinais de uma deficiência de riboflavina, no entanto, é a estomatite angular, também chamada de queilite angular. Nesta condição, os cantos da boca tornam-se macios e pálidos, a pele torna-se irritada e as fissuras desenvolvem-se. É comum que as fissuras se infectem com o fungo Candida albicans.

Queilite Angular e Deficiência de Ferro

As células vermelhas do sangue usam ferro para que possam fazer hemoglobina. Existem cerca de 300 moléculas de hemoglobina em cada hemácias, e cada molécula pode conter quatro moléculas de oxigênio. Assim, os glóbulos vermelhos usam a hemoglobina para fornecer oxigênio a todas as células e tecidos do corpo, mas também usam a hemoglobina para levar o produto residual de dióxido de carbono de volta aos pulmões para que ele possa ser exalado. Além de queilite angular sendo um sinal de deficiência nutricional de riboflavina, também pode ser um sinal de deficiência avançada de ferro, como explicado em “Princípios de medicina interna de Harrison” por John Adamson, MD, professor clínico de medicina da Universidade da Califórnia. Doença de Crohn e Queilite Angular James Dinulos, MD, escreveu um artigo na edição de outubro de 2008 do "The New England Journal of Medicine" sobre uma menina de 10 anos que sofria de queilite angular entre outras doenças de pele. Um diagnóstico que o Dr. Dinulos considerou, ao revisar todos os seus sintomas, foi a doença de Crohn. A doença de Crohn pode causar deficiências nutricionais porque é uma doença inflamatória intestinal que pode afetar tanto o intestino delgado quanto o intestino grosso. A má absorção causada pela inflamação pode levar a deficiências; a deficiência específica dependerá de qual parte do intestino é afetada.