casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos sobre a saúde do excesso de vitaminas e minerais

Obter quantidades adequadas de vitaminas e minerais em sua dieta é possível se você consumir uma variedade de alimentos de todos os grupos alimentares. No entanto, mais da metade da população adulta nos EUA usa algum tipo de suplemento dietético, de acordo com a Harvard Medical School. Multivitaminas são a forma mais comum de suplementos alimentares. Se você decidir tomar qualquer tipo de suplemento, converse com seu médico primeiro. Vitaminas e minerais podem ser prejudiciais quando consumidos em quantidades excessivas.

Vitaminas lipossolúveis

As vitaminas lipossolúveis incluem A, D, E e K. Estes tipos de vitaminas são decompostos em gordura e armazenados em seu corpo. . Porque eles são armazenados, eles podem ser tóxicos se você tiver muito. A vitamina A é geralmente segura em níveis elevados, mas você não deve consumir mais de 3.000 mcg por dia. Demasiada vitamina A pode causar um amarelecimento da pele. Como a vitamina D ajuda na absorção de cálcio, muito pode levar a uma superabundância de cálcio no corpo. Excesso de vitamina D, mais de 4.000 UI por dia, pode causar danos nos rins ou um batimento cardíaco irregular. Você não deve ter mais de 1.000 mg de vitamina E diariamente. Embora o risco exato de excesso de vitamina E seja desconhecido, quantidades excessivas podem prejudicar seu coração, aumentando o risco de morte. O consumo excessivo de vitamina K pode levar a danos permanentes nas membranas celulares e problemas no fígado. Nenhum nível tóxico foi estabelecido para a vitamina K, mas você só precisa de 120 mcg por dia para homens e 90 mcg para mulheres, observa o Instituto Linus Pauling.

Vitaminas Hidrossolúveis

As vitaminas solúveis em água não são armazenadas em seu corpo, e qualquer quantia extra é excretada. A vitamina C e todas as vitaminas B, incluindo riboflavina, niacina e ácido fólico, são solúveis em água. Essas vitaminas têm um baixo risco de toxicidade. Se você consome muito, os efeitos mais comuns na saúde são o desconforto gastrointestinal, como diarréia, náusea e cólicas. Esses efeitos ocorrem quando nutrientes não absorvidos viajam pelo seu trato digestivo, enquanto seu corpo está tentando excretá-los.

Minerais Excessivos

Minerais são armazenados em todo o corpo, o que significa que seu risco de toxicidade é alto porque pequenas quantidades são excretado. Ferro em quantidades elevadas pode causar cirrose do fígado e insuficiência cardíaca. A quantidade máxima de ferro que você deve consumir é de 45 mg. Consumir mais de 2.500 mg de cálcio por dia pode levar à disfunção renal, pedras nos rins e problemas com tecidos moles. O zinco é um tratamento comum para resfriados, devido à sua capacidade de estimular o sistema imunológico. A toxicidade do zinco ocorre quando você tem mais de 40 mg por dia, relata o Office of Dietary Supplements. Consumir grandes quantidades de zinco de uma só vez causa vômitos, diarréia e dores de cabeça. Se você ingere continuamente muito zinco, pode diminuir a absorção de outros minerais, bem como diminuir a função do sistema imunológico.

Benefícios da Dieta Equilibrada

Você pode obter todas as vitaminas essenciais e minerais que você precisa, sem tomar suplementos dietéticos simplesmente por ter uma dieta equilibrada, em que você obtém todos os nutrientes que você precisa sem ter muito ou muito pouco de qualquer coisa. Ter uma dieta desequilibrada pode levar ao comprometimento da função do sistema nervoso, problemas com a manutenção do tecido ou crescimento e desenvolvimento anormais. Equilibre sua dieta comendo o maior número possível de tipos diferentes de alimentos, controlando suas porções de alimentos e distribuindo suas refeições ao longo do dia. As cores geralmente representam várias vitaminas, minerais e antioxidantes. Se o seu prato parecer macio e bege, adicione uma pitada de ervas frescas ou fatias de pimenta vermelha, incluindo nutrientes benéficos.