casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dieta sem glúten para crianças com atrasos de desenvolvimento

Se seu filho não estiver atingindo determinados marcos na idade apropriada, ela poderá ter um atraso no desenvolvimento. Um atraso pode ser pensado como uma pausa no processo de desenvolvimento. Uma criança pode estar atrasada em habilidades motoras, de raciocínio ou sociais, ou em uma combinação das três. Pesquisadores desenvolveram estratégias para ajudar crianças que estão atrasadas no desenvolvimento. Uma abordagem é uma dieta sem glúten. Mas consulte o médico do seu filho antes de realizar esta ou qualquer outra mudança dramática na sua dieta.

Diagnóstico

Cada criança desenvolve-se no seu próprio ritmo. Uma falha em caminhar aos 12 meses, por exemplo, não indica necessariamente um atraso no desenvolvimento. Mas se você observar um atraso que parece muito longo ou se seu filho ainda regride, marque uma consulta com seu pediatra. Seu pediatra pode encaminhá-lo para especialistas que realizarão uma série de testes com seu filho. Após uma avaliação minuciosa, eles poderão determinar se seu filho tem um atraso e como tratá-lo.

Dieta sem glúten

Estudos conduzidos pela Autism Network for Dietary Intervention mostram que em muitos casos , crianças que sofrem de deficiências sociais, comunicação e habilidades imaginativas também mostram anormalidades em sua capacidade de decompor o glúten. Por esta razão, uma dieta sem glúten pode ser útil para crianças com atrasos no desenvolvimento. Uma dieta sem glúten é um plano de refeições composto por alimentos que não possuem glúten, que é uma proteína encontrada em grãos e trigo. O pensamento é que algumas crianças não são capazes de digerir as proteínas do glúten. As proteínas não digeridas vazam pelo intestino e entram na corrente sanguínea e finalmente viajam para o cérebro. Eles podem ter um efeito opiáceo sobre o desenvolvimento ea função cerebral.

Alimentos em uma dieta livre de glúten - Alimentando seu filho uma dieta estritamente livre de glúten significa eliminar todos os centeio, cevada, bulgar e aveia de seu menu. Você também irá eliminar cores artificiais, amidos, aromatizantes e malte. Seu filho ainda pode ter uma variedade de alimentos, incluindo ovos, frango, arroz, milho, frutas, legumes e carne. Muitos fabricantes de alimentos fabricam produtos sem glúten. Eles podem ser encontrados em supermercados convencionais, geralmente em alimentos saudáveis ​​ou em seções orgânicas. As lojas de alimentos saudáveis ​​também têm alimentos sem glúten.

Se você tem um diagnóstico oficial de atraso no desenvolvimento, é melhor trabalhar com seu pediatra e um nutricionista para determinar se um produto sem glúten dieta é melhor para o seu filho. Um nutricionista poderá ajudá-lo a criar um cardápio que satisfará as necessidades nutricionais do seu filho, removendo todos os alimentos que possam afetá-lo negativamente. Muitas vezes, é melhor facilitar a nova dieta. Retire um alimento com glúten a cada poucos dias, mas substitua-o por uma porção extra de um alimento sem glúten que o seu filho goste. Livrarias e bibliotecas oferecem muitos livros de receitas sem glúten. Experimente receitas para encontrar aquelas que seu filho gosta especialmente.