casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Chá Verde e Cistite Intersticial

Mais de um milhão de americanos têm cistite intersticial, a maioria deles mulheres, de acordo com o National Kidney & Informação Clearinghouse Urologic Diseases. Não há cura para a doença dolorosa, e a eficácia dos tratamentos pode variar de uma pessoa para outra. Mudanças na dieta, como o consumo de chá verde, podem melhorar a saúde geral, embora os efeitos do chá verde nem sempre ajudem na cistite intersticial e possam piorar ainda mais.

Cistite intersticial

Se você tem cistite intersticial, ou IC, a parede dentro da sua bexiga pode ficar irritada, inflamada e com cicatrizes. A causa é desconhecida, embora os cientistas acreditem que a condição pode ser parte de um processo de doença sistêmica que causa inflamação em todo o corpo. Os sintomas variam e podem incluir dor e pressão na bexiga e área pélvica, uma necessidade urgente de urinar e sangramento.

Compostos de chá verde

O chá verde é da planta Camellia sinensis, que também produz preto e chá oolong. A diferença está no processamento, pois o chá verde é feito de folhas não fermentadas. Devido ao estado mais natural do chá verde, contém os mais altos níveis de antioxidantes chamados polifenóis, compostos que combatem os danos dos radicais livres nas células do seu corpo. Os polifenóis podem até ter propriedades antioxidantes mais potentes do que a vitamina C. O chá verde também contém cafeína, teobromina e teofilina, que são alcaloides com propriedades estimulantes, e L-teanina, um aminoácido que tem um efeito relaxante.

Evidência Científica

Cuidados