casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A diferença entre probióticos e prebióticos

Alimentos e suplementos probióticos e prebióticos aumentam o crescimento de microorganismos saudáveis ​​em seu corpo. A idéia de usar bactérias para melhorar a saúde humana existe desde o início de 1900, mas o público em geral não adotou totalmente o conceito até recentemente. Hoje, produtos probióticos e prebióticos são usados ​​amplamente, na maioria das vezes no tratamento e prevenção de condições gastrointestinais.

Bactérias boas

Seu corpo contém bilhões de bactérias que ajudam você a se manter saudável. A maior população de bactérias pode ser encontrada em seus intestinos. Essas bactérias benéficas ajudam a digerir os alimentos e, sem elas, você não pode obter vitamina K dos alimentos. Se a comunidade de bactérias em seus intestinos é interrompida, você pode experimentar dificuldades digestivas e sintomas gastrointestinais. A fim de restabelecer bactérias intestinais saudáveis, você pode tomar suplementos probióticos ou prebióticos.

Probióticos

Probióticos são microrganismos vivos que podem impactar positivamente a sua saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Microorganismos são pequenos animais feitos de uma única célula. Enquanto a maioria dos probióticos são bactérias, também existem cepas de leveduras que beneficiam seu corpo. Você pode encontrar probióticos em muitos produtos alimentícios, incluindo laticínios fermentados e produtos de soja. Probióticos também podem ser comprados em forma de suplemento. As bactérias e leveduras em produtos probióticos são cepas bem estudadas que foram especialmente preparadas para sobreviver à jornada através do estômago até os intestinos onde elas podem crescer.

Prebióticos

Prebióticos são substâncias que estimulam o crescimento de bactérias. Bactérias benéficas - você pode pensar em prebióticos como alimento para probióticos e as bactérias saudáveis ​​em seu sistema. Enquanto os probióticos são microrganismos vivos, os prebióticos não são vivos. A maioria dos prebióticos são carboidratos que o corpo humano não consegue digerir, mas que são excelentes fontes de alimento para bactérias benéficas. Prebióticos podem estimular o crescimento de bactérias benéficas que já vivem no corpo e também ajudam no crescimento e manutenção de probióticos.

Synbiotics

A combinação de terapias probióticas e prebióticas é chamada de simbiótica. A estratégia de combinar um probiótico com seu nutriente preferido pode permitir que os probióticos permaneçam presentes em seu corpo por mais tempo, de acordo com um artigo de maio de 1999 do "American Journal of Clinical Nutrition". As terapias simbióticas são relativamente novas e são o foco de muitos estudos para determinar sua eficácia. Benefícios

Os probióticos e prebióticos têm benefícios para a saúde semelhantes, porque ambos atingem o objetivo de aumentar a população de bactérias e leveduras saudáveis ​​em seu corpo. Bactérias saudáveis ​​podem formar um escudo protetor em seu trato digestivo que evita que bactérias e vírus infectem seu corpo, de acordo com um artigo de abril de 2005 em "FEMS Microbiology Ecology". A presença de bactérias saudáveis ​​também pode manter seu sistema imunológico "preparado" e pronto para responder a uma ameaça. Os probióticos e os prebióticos são particularmente úteis para repor as comunidades de bactérias saudáveis ​​após uma interrupção, como uma infecção ou uso de antibióticos.