casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são as fases de retirada do glúten?

Um diagnóstico recente de doença celíaca, alergia ao trigo ou intolerância ao glúten pode exigir que você considere uma dieta sem glúten. Aderir a um plano de alimentação tão rígido pode ser bastante desafiador, muitas vezes exigindo a eliminação de muitos alimentos comuns, como pão, massas, certas carnes processadas, queijos e até mesmo alguns produtos de sorvete. Além das restrições alimentares específicas, os indivíduos que buscam uma dieta sem glúten podem experimentar uma variedade de sintomas de abstinência, aumentando o desconforto do processo.

Os sintomas iniciais de um estilo de vida livre de glúten

É vital para a saúde e bem-estar dos pacientes celíacos para manter uma dieta livre de glúten. É importante reconhecer que, embora uma dieta isenta de glúten tenha um impacto positivo na sua saúde, pode ser uma transição difícil. Poucas evidências científicas existem para apoiar esses casos, mas existem muitos fóruns e tópicos para indivíduos relatando uma experiência de sintomas de abstinência temporária, semelhante a um alcoólatra, ao iniciar uma dieta sem glúten. Estes podem incluir depressão, aumento do desejo por certos alimentos, irritabilidade e alterações de humor. A maioria dos indivíduos relatam sintomas de abstinência que duram de duas a quatro semanas e observam uma melhora geral no bem-estar após esse estágio inicial.

Distúrbios emocionais

Evidências relatam relatos pessoais de distúrbios emocionais nos estágios iniciais da adesão estrita Estes incluem depressão, ansiedade, irritabilidade, comportamento agressivo, hiperatividade e alterações de humor. Livros como "Dangerous Grains", do Dr. James Braly, M.D., descrevem experiências pessoais com esses sintomas de abstinência. Ele afirma que a mudança de dieta afeta neurotransmissores no cérebro, resultando em desequilíbrios temporários. Outros fóruns indicam que o corpo vai começar a desejar certos alimentos, bem como outras dietas que eliminam alimentos específicos. Neste caso, esses alimentos são pães e outros itens de trigo. Esse sintoma pode ser atribuído a ajustes metabólicos que o corpo deve fazer quando você implementa mudanças significativas em sua dieta ou atividade física. Os sistemas do seu corpo devem reconfigurar como usar os nutrientes e a energia que você está ou não está fornecendo.

Obesidade

Um efeito colateral importante e um fato a ter em conta, discutido em uma revisão de 2005 em “Gastroenterologia”. é o aumento relatado na obesidade em indivíduos que seguem uma dieta isenta de glúten após um diagnóstico de doença celíaca. Dr. William Davis, um cardiologista e autor de "Track Your Plaque", recomenda um estilo de vida sem glúten, mas adverte as pessoas para não verem a dieta como uma cura para o controle de peso. Com todos os produtos sem glúten no mercado, os celíacos e outros indivíduos que buscam um estilo de vida livre de glúten tendem a acreditar que, enquanto comem sem glúten, estão comendo corretamente. Assim como os cookies sem gordura não são uma licença para comer a caixa inteira, um status "sem glúten" também não garante um passe livre. Dietas sem glúten devem ser seguidas, ao mesmo tempo em que se adere a uma dieta equilibrada e em porções adequadas.