casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os probióticos ajudam o inchaço?

Embora muitas pessoas pensem que as bactérias são prejudiciais ou perigosas, alguns tipos de bactérias realmente ajudam o seu corpo. Os probióticos são boas bactérias que eliminam as bactérias causadoras de doenças e promovem a boa saúde. Embora algumas pessoas tomem probióticos para melhorar os problemas gastrointestinais, você deve falar com um médico antes de tomar um suplemento para ajudar a inchaço para garantir a segurança.

Há uma série de suplementos probióticos usados pela medicina alternativa. praticantes. Probióticos comuns incluem Lactobacillus acidophilus, Bifidobacterium bifidus e Lactobacillus GG. Estes probióticos vêm em forma de comprimido, líquido ou cápsula. Alguns produtos comerciais de iogurte contêm cepas de culturas probióticas vivas e ativas. As pessoas às vezes tomam probióticos em conjunto com medicamentos antibióticos para repovoar o intestino com bactérias úteis. Outras utilizações médicas dos probióticos incluem o tratamento da diarreia infecciosa, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal, infecções vaginais e infecções da pele. Vários estudos examinaram o uso de tratamento probiótico para inchaço associado com síndrome do intestino irritável. Uma meta-análise desses estudos conduzida por Nourieh Hoveyda, pesquisadora do Centro de Medicina Baseada em Evidências da Universidade de Oxford, descobriu que o tratamento com probióticos pode melhorar o inchaço em pessoas com síndrome do intestino irritável. As cepas probióticas utilizadas nesses estudos foram Streptococcus faecium, Lactobacillus GG, Lactobacillus rhamnosus, Bifidobacterium breve, Propionibacterium freudenreichii e o suplemento VSL 3.

Outros estudos não encontraram probióticos que melhorassem o inchaço. Mais pesquisas são necessárias para determinar se os probióticos são um tratamento eficaz para o inchaço não associado à síndrome do intestino irritável. Efeitos Colaterais: Tomar suplementos probióticos pode causar vários efeitos colaterais. Um efeito colateral comum é desconforto abdominal ou inchaço, o que significa que o tratamento com probióticos pode agravar os problemas de inchaço. Outros efeitos colaterais do tratamento com probióticos incluem problemas gastrointestinais e flatulência. Discuta os riscos e benefícios de tomar suplementos probióticos para inchaço com um médico para determinar se eles são adequados para você.

Considerações

As pessoas experimentam inchaço abdominal por uma série de razões. Ganho de peso, constipação, intolerância à lactose, comer em excesso, engolir ar, supercrescimento bacteriano e síndrome do intestino irritável podem causar inchaço. Tomar probióticos pode ajudar a aliviar o inchaço em algumas dessas condições, mas não em outras. Discuta seu inchaço com um médico para garantir que ele não seja um sintoma de uma condição médica séria.

, , ] ]