casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como ensinar as crianças sobre boas e más bactérias

Quando seus filhos pensam em bactérias, ela provavelmente pensa nas representações feias de germes em comerciais de TV para produtos de limpeza: pequenos monstrinhos viscosos e verdes que não servem para nada de bom. Na realidade, as bactérias são um aspecto muito importante da saúde e as bactérias "boas" ajudam o corpo a funcionar adequadamente. As crianças geralmente curtem uma história com "mocinhos" e "vilões", então é provável que o conto de bactérias boas e ruins seja atraente para o seu filho.

Diga ao seu filho que boas bactérias vive pacificamente em todos os nossos corpos. Segundo Actionbioscience.org, milhões de bactérias vivem no nariz, na boca e no trato gastrointestinal. Somente na boca humana, pode haver até 25 espécies de bactérias e, em um mililitro de saliva humana, existem 40 milhões de células bacterianas. Essas bactérias estão vivas e até respiram. As boas bactérias vivem harmoniosamente no corpo das pessoas e ajudam-na a funcionar adequadamente.

Explique às crianças que boas bactérias ajudam a manter as pessoas vivas. De acordo com a Actionbioscience, as bactérias desempenham um papel importante em ajudar a digerir os alimentos e a gerar vitaminas. Quando você mata bactérias boas através de antibióticos ou outros meios, isso causa um desequilíbrio no qual as bactérias "ruins" prevalecem, e condições, como diarréia ou infecções fúngicas, podem ocorrer.

Apresente os "caras maus". Diga ao seu filho que as bactérias ruins também são conhecidas como patógenos e que elas podem invadir o corpo através do ar, da água, de fluidos corporais ou de superfícies contaminadas. De acordo com a Beyond Books, essas bactérias atacam diretamente as células do seu corpo, ou elas geram toxinas que causam danos a elas. Algumas bactérias nocivas incluem antraz, salmonela, cólera e campylobacter.

Diga ao seu filho que, enquanto as pessoas combatem as bactérias ruins, elas tentam ajudar e substituir as boas bactérias. De acordo com a Actionbioscience, assim como as pessoas tomam antibióticos para afastar as bactérias ruins que causam doenças, elas buscam certos alimentos ou suplementos que contenham bactérias saudáveis. Estes alimentos, tais como iogurtes, produtos lácteos, pós e bebidas, podem conter lactobacilos e bifidobactérias, que são bactérias amigáveis ​​que ajudam na digestão.