casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Inclusão de alunos surdos na sala de aula regular

Ao longo das décadas, os alunos surdos e com deficiência auditiva têm sido ensinados em salas de aula regulares, unidades especiais em escolas regulares e escolas especializadas para surdos. Incluir alunos surdos na sala de aula regular pode ser benéfico em termos de experiências educacionais e sociais. No entanto, certas adaptações ou considerações serão necessárias para incluir com sucesso os alunos surdos ao lado de seus colegas ouvintes.

Ruído e som

Muitos alunos surdos que serão integrados em uma sala de aula regular têm alguma audição residual e também alguma linguagem. e capacidades de fala. Para fazer uso dessas habilidades, a configuração da sala de aula deve ser projetada favoravelmente para o aluno surdo ou alunos de sua turma. Ter alunos surdos sentados perto do professor pode permitir que a instrução seja melhor ouvida. Se um aluno tiver uma audição melhor em um ouvido do que em outro, incline a mesa de trabalho de modo que o ouvido fique mais próximo do professor. Ruído de fundo pode causar problemas com aparelhos auditivos, por isso procure minimizar o ruído na sala de aula e acomodar os alunos surdos longe de instrumentos barulhentos, como aparelhos de ar condicionado.

Língua de sinais

Crianças surdas que usam linguagem de sinais comunicar-se normalmente participa da sala de aula convencional com o auxílio de um intérprete de linguagem de sinais. Os professores devem falar diretamente com o aluno, em vez de responder perguntas ou solicitações ao intérprete. É útil fornecer ao aluno e ao seu intérprete cópias escritas de palestras ou materiais do curso antes da aula. Da mesma forma, se você usar mídia de vídeo em sua sala de aula, forneça scripts para o aluno e o intérprete sempre que possível. Quando um intérprete fica ao lado do quadro-negro ou smartboard no qual o professor escreve, ela deve ficar perto da área do quadro sendo escrita - dessa forma, os alunos surdos da turma podem ver a escrita do quadro e a língua de sinais simultaneamente. br> Leitura labial

Muitos alunos surdos aprendem a ler os lábios e depois respondem ao que é dito com fala ou linguagem de sinais. Na sala de aula regular, os alunos que lêem os lábios normalmente se beneficiam de sentar-se mais perto do professor. Como professor, você pode ajudar os alunos a ler os lábios, olhando diretamente para a turma quando você fala. Fale naturalmente, clara e lentamente - não grite ou exagere os movimentos da boca enquanto fala. Se você tem pêlos faciais, como um bigode, mantê-lo afastado dos lábios ajudará os alunos a ler os lábios enquanto você ensina.

O trabalho em grupo

Ser surdo pode ser uma experiência de isolamento na audição mundo, e as oportunidades de trabalho em grupo e discussão são um dos principais benefícios de educar os alunos surdos em uma sala de aula convencional. Ao facilitar o trabalho em grupo na sala de aula, esclareça o tópico da discussão desde o início. Incentive todos os alunos a participarem verbalmente, perguntando e respondendo perguntas ou dando relatórios. Apontar para a pessoa que está falando atualmente ajudará o aluno surdo a focar sua atenção e acompanhar melhor a discussão. Dicas visuais como acenar podem ajudar a chamar a atenção de um aluno surdo quando é a vez dela falar com o grupo. Sentar em círculo ajudará os alunos a se verem durante o trabalho em grupo.

, , ] ]