casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A diferença entre Skid Resistant & Slip Resistant Shoes

Muitas empresas fabricam e vendem calçados de segurança para minimizar o risco de lesões ou acidentes, como quedas. Infelizmente, as designações "resistentes à derrapagem" e "resistentes ao deslizamento" não são bem definidas nem aplicadas por uma agência reguladora. Consequentemente, a diferença entre dois tipos de calçado de segurança pode ser mínima, na melhor das hipóteses. O fator determinante deve ser a funcionalidade ao escolher um sapato resistente a derrapagem versus um sapato resistente ao deslizamento.

A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) não definiu "resistente a derrapagem" ou "antiderrapante". Calçados de segurança projetados para evitar escorregões e quedas são classificados por coeficiente estático seco, uma relação da força de atrito entre dois objetos e a força que os pressiona juntos. Muitos varejistas publicarão os coeficientes de vários calçados que oferecem. No entanto, outras designações de rótulo são deixadas para os fabricantes de calçados e varejistas.

Considerações

O material usado para fazer o calcanhar e sola de um sapato é o fator chave em quão bem um sapato irá executar. Os calcanhares e solas feitos de materiais mais macios são mais capazes de "agarrar" a superfície na qual você anda ou fica em pé, tornando-os mais resistentes a escorregar e a derrapar. A maioria dos testes de sapatos é realizada em superfícies limpas e secas, portanto, leve isso em conta ao escolher um sapato de segurança. Os requisitos do empregador, as recomendações e o programa interno de segurança devem orientar a escolha final de um calçado de segurança.

Função

Até que a OSHA defina "resistente a derrapagem" e "antiderrapante" e tenha a capacidade de aplicar essas definições, medir o desempenho de um sapato contra qualquer rótulo que ele possa suportar. Se um sapato rotulado como resistente a derrapagens tiver minimizado com sucesso as quedas, você poderá razoavelmente esperar que ele funcione para você em circunstâncias semelhantes. Uma boa regra ao escolher um sapato é descobrir que tipo de programa de segurança um determinado local de trabalho possui e que tipo de sapato ele geralmente recomenda ou usa.

Aviso:

Cuidado com termos de marketing que fornecer pouca ou nenhuma informação acionável. "Restaurante testado e aprovado", por exemplo, não tem significado na ausência de informações sobre um teste específico ou endosso. O "design de patente pendente" pode indicar um recurso de design exclusivo, mas não fornece informações sobre a resistência à derrapagem ou deslizamento. "Sapato de segurança" como designação não fornece informações sobre resistência a derrapagem ou escorregamento.

Conceitos errados

Lembre-se de que os termos "resistente a derrapagem" e "antiderrapante" não se referem a um padrão objetivo. Um varejista pode designar um sapato resistente ao deslizamento, enquanto outro varejista pode designar o mesmo sapato resistente a derrapagem. Sempre que possível, entre em contato com o empregador ou agência onde o trabalho será realizado e peça orientação específica sobre o calçado. A melhor informação que você pode dar é um coeficiente estático seco específico. Se isso não estiver disponível, pergunte sobre o tipo de calçado escolhido pela maioria dos trabalhadores.