casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Tipos de cateteres venosos centrais

Um cateter intravenoso é um tubo plástico oco e flexível que é inserido em uma veia para administrar fluidos e medicamentos. A maioria dos cateteres intravenosos é periférica, ou seja, eles entram em uma veia distante do coração, como no pulso. No entanto, os cateteres também podem ser inseridos em veias maiores, mais próximas do coração. Estes são chamados de cateteres venosos centrais.

Cateteres venosos centrais de um único, duplo e triplo lúmen

Os cateteres de lúmen simples, duplos e triplos são linhas venosas centrais com uma, duas ou três portas para conectar a tubulação IV, medicamentos ou monitores. Estes geralmente são inseridos na veia jugular interna do pescoço, na veia subclávia na parte superior do tórax, sob a clavícula ou na veia femoral na perna.

Cordis

O cateter cordis é uma linha venosa central com apenas um lúmen. Tem um tubo menos flexível para inserção. Este cateter é útil durante emergências porque pode ser inserido mais rapidamente do que muitos outros cateteres para a administração de medicamentos e ressuscitação fluida. No entanto, os fluidos são tipicamente mais rapidamente administrados a partir de linhas intravenosas periféricas, porque o comprimento eo diâmetro dessas linhas retardam a administração de fluidos em comparação com uma linha periférica ampla e curta, de acordo com "The ICU Book". > PICCs, ou cateteres centrais inseridos perifericamente, são inseridos em uma veia periférica, como no braço próximo ao cotovelo. Eles são muito longos e são enfiados em uma veia perto do coração. Eles são normalmente usados quando a linha central precisa ser usada por um longo período de tempo, como várias semanas ou mais, porque eles são menos propensos a levar à infecção do que outros tipos de cateteres.

Implanted Central Line