casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Componentes da análise de urina

Anos atrás, os médicos provavam sua urina para verificar a presença de diabetes. Claro, isso não é mais feito, mas uma análise da sua urina ainda é importante. Não é apenas vital se você tem doença renal, o órgão que faz a urina, ou se você sofre de alguma doença que envolve o seu trato urinário, mas também pode ser útil na detecção e progressão de outras doenças também; diabetes mellitus para um. Um exame de urina completo envolve a verificação da aparência da sua urina, sua gravidade específica, odor, pH, glicose, cetonas, proteínas, células sanguíneas, cilindros, nitrito e esterase de leucócitos.

Aparência

Sua urina é olhada para determinar a cor e o que é chamado de turbidez. A urina normal deve ter uma cor amarela, palha ou âmbar. Não deve ter uma cor vermelha ou marrom-avermelhada. Se isso acontecer, isso pode ser devido à hemoglobina, de seus glóbulos vermelhos; mioglobina, de suas células musculares; certos medicamentos; ou corantes alimentares. A sua urina está turva ou espumosa? É isso que significa turbidez. Sua urina pode ser espumosa se houver muita proteína na urina, por exemplo. Gravidade específica

Esta é uma maneira de seu médico determinar se os rins estão funcionando bem o suficiente para conseguir concentre corretamente sua urina. Se sua gravidade específica é muito alta, sua urina tem alta osmolaridade; o que significa que é muito concentrado. Isso pode acontecer se você estiver desidratado, por exemplo, porque os capilares de seus rins reabsorverão sua água, para que seu corpo possa segurá-la. E isso resultará em urina concentrada.

Odor

A urina só terá um cheiro muito distinto no caso de doenças raras específicas; como quando uma criança tem uma doença chamada xarope de bordo, onde a urina realmente cheira a xarope de ácer por causa de uma incapacidade genética para processar certos aminoácidos.

A sua urina deve estar normalmente dentro de um faixa específica de pH. Certas bactérias que causam infecções do trato urinário podem aumentar o seu nível de pH na urina. Diabetes, por outro lado, é um exemplo de por que poderia ser baixa.

Glicose

Se a vareta detectar glicose na urina, isso geralmente significa que você tem diabetes mellitus. (Se este for o caso, seu médico realizará outros testes para confirmar). Observe que a vareta mede glicose, e não para outros açúcares. Assim, a urina de recém-nascidos é verificada quanto à existência de outros tipos de açúcar, como frutose ou galactose, por outros meios.

Cetonas

Você só terá substâncias chamadas cetonas na sua urina se estiver em cetoacidose diabética (DKA), que é uma condição com risco de vida, ou se você está sofrendo de fome.

Proteínas

Você deve ter apenas uma pequena quantidade de proteína em sua urina. E a urinálise regular apenas verifica a proteína da albumina. Se você é diabético e tem altos níveis de albumina na urina, isso é um sinal de doença renal.

Células Sanguíneas

Você não deve ter nenhum glóbulo vermelho em sua amostra de urina. Se você fizer isso, isso pode ser devido a danos em qualquer ponto ao longo do seu trato urinário; isto é, danos em seus rins, pedras nos rins ou de uma infecção da bexiga. Os glóbulos brancos na urina significam que essas células estão lutando contra uma infecção do trato urinário. As células epiteliais são normais, mas uma quantidade aumentada delas significa que você tem túbulos renais danificados, ou uma condição renal que está associada ao excesso de proteína na urina.

Fundamentos

Estes são formados nos túbulos renais e são feitos de proteínas, células do sangue e detritos. Os cilindros de glóbulos vermelhos geralmente significam danos nos capilares ou túbulos renais. Os cilindros de glóbulos brancos são geralmente indicativos de inflamação renal. Moldes granulares significam necrose de seus túbulos renais (danos causados pela falta de oxigênio), e os modelos de cera ocorrem durante a insuficiência renal.

Nitritos

Você não deve ter nenhum nitrito em sua amostra de urina. Se você fizer isso, então você tem bactérias no seu trato urinário, como bactérias específicas fazem nitritos.

Leucócito Esterase

Esta é uma enzima que é liberada pelos glóbulos brancos. Se isto está na sua urina, então você provavelmente tem glóbulos brancos lutando contra uma infecção bacteriana do trato urinário. , , ] ]