casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dor no Coração e Eletrólitos

Os eletrólitos são moléculas carregadas eletricamente que são essenciais para muitos dos processos do corpo. Os eletrólitos são particularmente importantes para o coração, tanto na transmissão do sinal que mantém a frequência cardíaca, quanto na contração do músculo cardíaco. Certas anormalidades eletrolíticas podem produzir ritmos cardíacos irregulares, que podem causar sintomas de doenças cardíacas, incluindo dor no coração ou no peito. Os eletrólitos mais importantes para a função cardíaca são potássio, cálcio, magnésio e sódio.

Potássio e o Coração

O potássio é um dos eletrólitos integrais envolvidos na manutenção da função cardíaca apropriada. Anormalidades no nível de potássio na corrente sanguínea podem levar a arritmias, ou ritmos cardíacos anormais, que podem produzir dor no coração. Pequenas alterações na concentração de potássio podem ter efeitos significativos na saúde. O potássio elevado pode causar taquiarritmias ou ritmos cardíacos anormalmente rápidos e irregulares, que podem causar dor no peito, falta de ar e fraqueza. À medida que o nível de potássio aumenta, aumenta também o risco de uma arritmia fatal. Baixo teor de potássio também pode causar arritmias e pode levar à fibrilação ventricular, um ritmo cardíaco potencialmente fatal.

Cálcio e do Coração

O cálcio é importante para as contrações reais do músculo cardíaco. A hipercalcemia, ou altos níveis de cálcio, podem afetar o ritmo cardíaco, levando a arritmias. À medida que o nível de cálcio aumenta, aumenta o risco de ataque cardíaco, que pode causar dor aguda e intensa no peito. A hipocalcemia, ou baixos níveis de cálcio, também pode levar a arritmias, bem como pressão arterial baixa, hipotensão e insuficiência cardíaca, que podem causar falta de ar e dor no peito. O Magnésio e o Coração

O magnésio é também um eletrólito importante para a manutenção de um ritmo cardíaco regular. Os médicos às vezes usam magnésio para estabilizar os corações de pacientes que sofrem de arritmias, especialmente uma arritmia particularmente perigosa chamada torsades. O magnésio baixo pode levar a arritmias e também pode levar a baixos níveis de potássio e cálcio, o que pode predispor ainda mais o paciente a arritmias, dor torácica e falta de ar.

O sódio e o coração

O sódio é um importante eletrólito no equilíbrio de fluidos do corpo. Como tal, anormalidades nos níveis de sódio geralmente se apresentam de outras formas não relacionadas à dor no coração. Mas o sódio é um eletrólito importante na geração do sinal elétrico que desencadeia o ritmo cardíaco normal, de modo que níveis anormais de sódio podem levar a arritmias. O sódio também pode afetar a pressão arterial. Anormalidades na concentração de sódio podem aumentar a quantidade de líquido no corpo, o que pode levar à insuficiência cardíaca e dor no peito. , , ] ]