casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Expectativa de vida para um estágio 3 Paciente com câncer de linfonodo

O sistema linfático contém uma rede de vasos que transportam um fluido chamado linfa através do corpo. A linfa contém linfócitos, ou glóbulos brancos, as células do sistema imunológico que combatem doenças. Os gânglios linfáticos filtram a linfa e podem se tornar cancerosos. Existem cerca de 35 tipos de linfócitos que podem estar implicados nos cânceres de linfonodos (linfoma). De acordo com o site Emedicinehealth, o linfoma é o tipo mais comum de câncer no sangue nos Estados Unidos.

O prognóstico do linfoma varia de acordo com o tipo, idade no diagnóstico e problemas de saúde anteriores. O linfoma pode ser de Hodgkin ou não-Hodgkin e pode ser indolente ou agressivo. A diferença entre os linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin está no linfócito específico (glóbulo branco) que afeta. A presença de uma célula de Reed-Sternberg, um tipo específico de anormalidade de leucócitos, indica o linfoma de Hodgkin. Se a célula de Reed-Sternberg não estiver presente, o linfoma é da variedade não-Hodgkin, de acordo com a Mayo Clinic. O linfoma indolente é de baixo grau, ou seja, é lento e mais fácil de tratar. O linfoma agressivo se espalha rapidamente e pode progredir rapidamente do estágio 1 ao estágio 4. A determinação da variedade do linfoma é o primeiro passo para determinar a expectativa de vida prevista.

Estágio 3 Linfoma

O linfoma no estágio 3 é o penúltimo estágio da doença, quando atingiu os órgãos internos, medula óssea e sangue. Em média, quanto mais cedo o estágio do linfoma, melhores as chances de sobrevivência. Pacientes com linfoma estágio 3 que não apresentam outros sintomas (como febre, sudorese noturna e perda de peso) têm um prognóstico melhor do que aqueles que o fazem, de acordo com o site Lymphoma Info.

Prognosis Tools

American Cancer Society, existem vários fatores a serem levados em consideração ao fazer um prognóstico de expectativa de vida. Além do estágio da doença, outros fatores importantes incluem: idade; se o câncer está em órgãos fora do sistema linfático; quão bem uma pessoa pode realizar atividades diárias; e níveis séricos sanguíneos de lactato desidrogenase (LDH), que aumentam rapidamente quando os tumores estão crescendo rapidamente. Com base nesses critérios, os médicos avaliam as taxas de sobrevida para cada grupo de risco: baixo, intermediário e alto.

3 Linfoma não-Hodgkin

A taxa de sobrevida em cinco anos para pacientes com linfoma não-Hodgkin no categoria de alto risco é de 53 por cento, segundo a American Cancer Society. A taxa de sobrevivência de dez anos para este grupo é de 36%. A taxa média de sobrevivência de cinco anos é de 63%. A taxa média de sobrevida em dez anos é de 51%.

Fase 3 Linfoma de Hodgkin

O linfoma de Hodgkin é a mais rara das duas formas. A taxa de sobrevida média em cinco anos é de 85%, enquanto a taxa média de sobrevida em dez anos é de 81%. À medida que as terapias se desenvolvem, as expectativas de vida aumentam. Houve uma melhora significativa nos resultados desde a década de 1970. Hoje, 92% dos pacientes com linfoma de Hodgkin sobrevivem por pelo menos um ano após o diagnóstico.