casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Benefícios e efeitos colaterais de Echinacea

Echinacea é uma erva medicinal nativa americana encontrada nos Estados Unidos e nas regiões do sul do Canadá. Embora existam nove espécies conhecidas desta planta, Echinacea purpurea é a forma mais potente e comumente utilizada, de acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa. Converse com seu médico sobre os benefícios e potenciais efeitos colaterais da equinácea antes de iniciar o tratamento com este suplemento.

Benefícios

Echinacea é usado principalmente para aliviar os sintomas associados com o resfriado comum, tais como congestão nasal e ", 1],Tomando esta erva no início dos sintomas de resfriado também é suposto encurtar a duração dos sintomas de resfriado; no entanto, estudos clínicos avaliando o efeito da echinacea sobre os sintomas do resfriado são mistos, informa a Universidade de Maryland Medical Center. Tratamentos tópicos contendo equinácea também podem ajudar na cicatrização de feridas. Os benefícios adicionais à saúde associados ao uso de equinácea incluem dor diminuída, inflamação reduzida e função imunológica aprimorada. Echinacea também pode transmitir efeitos antivirais ou antioxidantes no corpo.

Efeitos colaterais

Normalmente, os efeitos colaterais não estão associados à suplementação com echinacea. Efeitos colaterais leves podem incluir náusea ou desconforto estomacal, dor de garganta, dor de cabeça, tontura, dores no corpo ou fadiga. A echnicea administrada por via oral pode causar formigamento temporário ou dormência ao longo da língua. As crianças, em particular, podem ter maior probabilidade de desenvolver uma erupção cutânea como efeito colateral do tratamento com equinácea. As pessoas que são alérgicas a certas plantas, como malmequeres, margaridas, ambrósia ou crisântemos, podem ter um risco maior de desenvolver uma reação alérgica severa após a exposição à echinacea, adverte MayoClinic.com. Procure atendimento imediato do seu médico se você apresentar sintomas de reação alérgica, incluindo chiado, coceira intensa ou inchaço facial após tomar uma dose deste suplemento à base de plantas. Na ausência de cuidados médicos apropriados, uma reação alérgica à echinacea pode ser fatal.

Interações medicamentosas:

Sempre fale com seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando antes de iniciar o tratamento com um suplemento dietético. - incluindo equinácea. Se estiver a receber terapêutica imunossupressora devido a cancro, transplante de órgãos ou outro problema médico, não tome echinacea, alerta o UMMC. O uso concomitante de equinácea e imunossupressores pode reduzir a eficácia desta terapia imunológica.

Contraindicações

Se você tiver alguma preocupação com a saúde pré-existente, certifique-se de conversar com seu médico antes de tomar echinacea. Embora o tratamento com echinacea durante a gravidez não seja conhecido por causar problemas de desenvolvimento fetal, não tome este suplemento à base de plantas se estiver grávida, a menos que esteja sob os cuidados de um médico. Se você tem uma doença auto-imune ou doença do tecido conjuntivo ou esclerose múltipla, HIV /AIDS, leucemia, diabetes, doença hepática ou tuberculose, evite tomar equinácea, a menos que seja instruído por um profissional médico.