casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Complicações pós-operatórias de hérnia

Uma hérnia ocorre quando parte do corpo, como um órgão, se projeta através de um ponto fraco ou um rasgo no músculo que contém esse órgão. As hérnias geralmente aparecem nas áreas abdominais ou na virilha. As pessoas que são obesas mórbidas e aquelas que tiveram incisões cirúrgicas mais comumente desenvolvem hérnias do que outras. A menos que sua hérnia seja cirurgicamente corrigida, os tecidos podem ficar presos dentro da hérnia. De acordo com um site de educação de pacientes desenvolvido pelo médico, mais de meio milhão de cirurgias, chamadas de herniorrafias, são realizadas todos os anos nos Estados Unidos. Felizmente, as complicações são poucas.

Infecções

Uma infecção após a cirurgia de hérnia é uma possibilidade. No entanto, a causa da infecção pode não ter se originado da cirurgia em si. Na maioria das vezes, uma infecção começa no local da incisão. Recomenda-se que os pacientes se abstenham de tomar banho e, especialmente, tomarem banho nos dias seguintes à cirurgia. O raciocínio por trás disso é ter certeza de que seus pontos ou grampos não estão expostos a bactérias. Os sintomas de uma infecção no local da sua incisão são vermelhidão, inchaço, ardor e dor. Seu médico pode prescrever um antibiótico para tratar a infecção.

Sangramento

Tendo um sangramento nas fezes após a cirurgia de hérnia pode parecer assustador, mas não é tão preocupante, de acordo com o Dr. Jeffrey S. Guy, MD, um cirurgião geral do Vanderbilt Burn Center. "Uma pequena quantidade de sangue após este procedimento não é incomum, mas não deve persistir", diz ele. O sangue pode vir da sua incisão. Se o sangue estiver vermelho brilhante, você deve relatar seus sintomas ao seu médico ou cirurgião. Tomar um analgésico narcótico após a cirurgia pode exacerbar o sangramento, uma vez que essas drogas são conhecidas por endurecer as fezes e torná-las mais difíceis de passar. Tomar um amaciante de fezes pode ajudar a aliviar este problema.

O hospital de Rhode Island relata que, embora as complicações ocorram com pouca freqüência, alguns problemas comuns após a cirurgia de hérnia incluem dificuldade em urinar e evacuações. Os homens mais velhos são mais propensos a ter dificuldade em urinar após a cirurgia, devido ao efeito sobre os nervos da bexiga durante a operação. Micção normal deve retornar dentro de alguns dias, mas em situações graves podem exigir um cateter. Ferimentos Nervosos

Aqueles que têm reparo da hérnia aberta, ou cirurgia laparoscópica, pode sentir dormência na coxa ou escroto. Para a maioria, a sensação retornará, mas alguns pacientes têm uma perda duradoura de sentimentos. Dormência geralmente ocorre quando os nervos são danificados durante a cirurgia. Como os cirurgiões estão cientes da possibilidade de ferir os nervos, eles tomam um cuidado especial para trabalhar com cautela. No entanto, porque os nervos são tão sensíveis, até mesmo um leve movimento ou puxar pode causar entorpecimento ou outros sintomas que persistem por semanas ou meses. Recorrência

Existe sempre a possibilidade de sua hérnia recorrente após a cirurgia de reparo. É difícil evitar a recorrência de uma hérnia, mas há medidas que você pode tomar para reduzir esses riscos. De acordo com a Rodeo Drive Plastic Surgery, é importante manter seu peso sob controle, já que as pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver hérnias. Outras maneiras de diminuir o risco de ter uma hérnia recorrente são manter os músculos abdominais enfraquecidos, tratar a constipação crônica e a tosse e consumir alimentos ricos em fibras.