casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

A dor do ataque cardíaco entra em ondas ou é constante?

Pense na dor do ataque cardíaco como camadas e não como ondas, embora a duração também possa indicar que você está sofrendo um ataque cardíaco. Se os sintomas variados persistirem por mais de 15 minutos, é melhor errar do lado da precaução e chegar a um pronto-socorro o quanto antes.

The Layers

Daqueles que ainda não experimentaram ataque cardíaco, a dor é distinta, como nada que você já sentiu antes. Embora a angina possa ser semelhante nos sintomas, geralmente é menos intensa. Ataques cardíacos são tipicamente descritos como um "sentimento pesado, estrangulante ou sufocante" geralmente emanando do tórax. A dor pode se espalhar do lado esquerdo do tórax para a garganta, pescoço, mandíbula, ombro esquerdo e braço e às vezes para o lado direito do corpo, também. Cada extensão vai se sentir como se estivesse mergulhando no anterior.

Angina

Os sintomas são muito semelhantes a um ataque cardíaco, embora geralmente menos grave. Isso é uma coisa difícil para a pessoa que está experimentando os sintomas para determinar se você nunca experimentou um ou outro. A angina é uma experiência intensa que pode levar você a acreditar que está tendo um ataque cardíaco, embora os sintomas provavelmente acabem com um breve descanso e nitroglicerina ou outro nitrato sob a língua. Os sintomas duram cerca de 15 minutos ou mais, mas se os sintomas não diminuírem, procure um hospital para um check-up. A angina de longa duração pode ser um prelúdio para um ataque cardíaco. As estatísticas mostram que metade das pessoas que sofrem de angina sofrem morte súbita. Um terço é provável candidato a ataque cardíaco, principalmente homens mais velhos. Angina é muitas vezes a primeira camada a indicar um provável ataque cardíaco.

Não pode acontecer de uma só vez

Muitas vezes os sintomas de um ataque cardíaco virão em ondas, mas nem sempre. Se algum ou todos os sintomas persistirem, entre imediatamente em uma sala de emergência. Às vezes, os sintomas chegam e desaparecem apenas para retornar um pouco mais tarde. Se isso ocorrer, novamente, procure atendimento médico imediato.

Precursores

Segundo o Cedars Sinai Hospital, uma autoridade altamente respeitada em ataques cardíacos, existem experiências físicas que podem ocorrer antes do início de um ataque cardíaco. Podem incluir desmaio, sudorese súbita, náusea, falta de ar, especialmente em pessoas mais velhas, batidas fortes no coração, ritmos cardíacos anormais, perda de consciência, que às vezes é o primeiro sintoma de ataque cardíaco, sensação de inquietação, suor, ansiedade e uma sensação de morte iminente ou uma coloração azulada nos lábios, mãos ou pés. Desorientação pode ser outro sinal. Os sintomas podem vir em camadas ou ondas ou podem ocorrer simultaneamente.

Não pode ser um ataque cardíaco

Muitos dos sintomas podem ser indicativos de outros problemas, nenhum dos quais deve ser considerado de ânimo leve. As dores semelhantes podem ser causadas por pneumonia, coágulo sanguíneo no pulmão, fratura de costela, espasmo do esôfago, indigestão ou sensibilidade nos músculos peitorais após lesão ou esforço. Um ataque cardíaco pode ser confirmado dentro de algumas horas de sua ocorrência, se o tratamento adequado for procurado.