casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Fatores psicológicos que afetam as condições médicas

Fatores psicológicos podem influenciar a saúde física indiretamente, alterando comportamentos que afetam sua saúde, como comer, dormir e socializar, ou diretamente, produzindo mudanças em seus hormônios e /ou ritmo cardíaco. Além disso, a mente pode interagir com os benefícios de um medicamento, reduzindo a eficácia de um determinado medicamento ou agravando os sintomas negativos associados a certas condições médicas. Portanto, você deve monitorar seus pensamentos para sua saúde e bem-estar psicológico ao lidar com qualquer condição médica.

Stress

O estresse pode ser causado por problemas de longo prazo, dificuldades diárias, mudanças de vida ou eventos traumáticos. e pode induzir respostas físicas, emocionais ou cognitivas, incluindo uma distorção em sua visão de mundo, uma incapacidade de se concentrar e uma diminuição na memória. O estresse também pode reduzir a eficiência do sistema imunológico, aumentando assim a suscetibilidade à doença através da redução dos glóbulos brancos que combatem as bactérias causadoras de doenças.

Além disso, a pesquisa na Salisbury University sugere que a liberação repetida de hormônios do estresse produz hiperatividade no sistema hipotalâmico-hipofisário-adrenal (HPA) e perturba os níveis normais da serotonina, substância química do cérebro, responsável por sentimentos de bem-estar. Em outras palavras, o estresse pode não apenas enfraquecer o sistema imunológico; pode tirar a sensação de se sentir bem e exacerbar os efeitos negativos de uma doença.

Depressão

Como um fator de risco comum para doenças cardíacas, a depressão pode complicar a recuperação de um ataque cardíaco ao alterar coração e função do sistema circulatório. De fato, a depressão pode desgastar o coração e acelerar o processo da doença. Além disso, os maus hábitos de vida relacionados à depressão, como isolamento social, falta de exercícios e excesso de álcool ou outras drogas, podem prejudicar seu sistema de saúde. Portanto, evite a depressão mantendo-se ativo ou consultando um médico, pois isso pode tornar a recuperação de certas condições médicas cada vez mais difícil ou mesmo impossível.

Insônia

De acordo com especialistas, ansiedade, depressão e estresse desempenham papéis interativos em as causas da insônia, que podem prejudicar gravemente os processos de cura do corpo. De fato, um estudo de 2007 relatado pela Universidade de Harvard examinou a relação entre o sono ea função imune celular e descobriu que pessoas que não conseguem dormir adequadamente - cerca de seis a oito horas - alteraram significativamente seu sistema imunológico, semelhante às pessoas que sofrem de certos padrões de doença, como artrite reumatóide e infecção pelo HIV. Em essência, boa imunidade celular e saúde resultam de quantidades adequadas de sono e controle sobre outros fatores psicológicos, como estresse, depressão e bem-estar geral.