casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que causa plenitude nas orelhas?

O ouvido é uma complexa rede de ossos, passagens, cavidades e fluidos, chamada endolinfa, que trabalham juntos para permitir a audição e a manutenção do equilíbrio. Quando há mudanças no volume de fluido ou pressão no ouvido, isso pode resultar em uma sensação de plenitude. Uma alteração no volume de líquidos ou um aumento na pressão pode ocorrer como resultado de infecções, anormalidades estruturais ou uma combinação de gatilhos.

Doença de Meniere

A doença de Meniere é um distúrbio do ouvido interno caracterizado por pressão e plenitude em o ouvido e episódios de vertigem, uma sensação de fiação. A doença de Meniere se desenvolve quando o volume e composição do fluido no ouvido interno muda de alguma forma. Os gatilhos que podem causar essa mudança de fluido incluem bloqueio físico, alergias, infecções virais, traumatismo craniano e respostas imunes anormais, de acordo com o MayoClinic.com. Além da plenitude e vertigem da orelha, outros sintomas da doença de Meniere incluem perda auditiva flutuante e zumbido, que é uma percepção de sons anormais, como zumbido, zumbido ou assobio. Não há cura para a doença de Meniere, mas vários tratamentos estão disponíveis. Estes tratamentos incluem diuréticos, medicamentos contra enjoo e medicamentos anti-náusea. Em casos graves, medicamentos podem ser injetados diretamente no ouvido interno ou cirurgia pode ser usada para corrigir o problema físico dentro do ouvido.

A disfunção da trompa de Eustáquio

Os tubos de Eustáquio são pequenos canais que conectam a garganta a as orelhas médias. A função dos tubos de Eustáquio é regular o fluxo de ar, como durante a deglutição, bocejos e espirros. Uma disfunção da tuba auditiva ocorre quando um dos tubos fica obstruído, o que causa um bloqueio e um fluxo anormal de ar. As disfunções da trompa de Eustáquio geralmente são resultado do excesso de muco e inflamação devido a uma infecção, como um resfriado, ou alergias, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família. Os sintomas de uma disfunção da trompa de Eustáquio incluem plenitude nos ouvidos, sons abafados, estalidos nos ouvidos, dor, zumbido e dificuldade em manter o equilíbrio. A maioria das disfunções da trompa de Eustáquio se aliviam quando a infecção que as causa desaparece. Se a disfunção não se corrigir, descongestionantes e anti-histamínicos podem ser usados ​​para ajudar a reduzir a inflamação. Em casos crônicos, um dispositivo chamado de tubo de equalização de pressão de implantação, que mantém a pressão da orelha adequada, pode ser inserido.

Otite Externa

A otite externa, muitas vezes referida como orelha do nadador, é uma infecção do ouvido. canal, a abertura que leva o som aos tímpanos. A infecção geralmente ocorre como resultado do excesso de água nos ouvidos, que quebra a pele no canal e facilita a entrada de bactérias ou fungos no corpo. A otite externa também pode se desenvolver quando o pus de uma infecção do ouvido médio é drenado para o canal auditivo, de acordo com o KidsHealth, um site de informações patrocinado pela Fundação Nemours. Os sintomas de otite externa incluem plenitude e pressão da orelha, dor, corrimento e dificuldades auditivas. A otite externa geralmente é tratada com eardrops que contêm antibióticos. Os esteróides orais também podem ser administrados para reduzir a inflamação. Em casos mais graves, antibióticos orais serão administrados e pus será drenado do ouvido por um médico.