casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Perigos de medicamentos com prescrição de flúor

O fluoreto é derivado do flúor, um elemento com propriedades únicas que são ideais para sintetizar drogas. O flúor é o elemento mais eletronegativo e pode substituir o hidrogênio em compostos medicinais, tornando o composto mais forte e mais estável, ácido e lipofílico. Estas qualidades aumentam a biodisponibilidade do fármaco e a sua capacidade de se ligar a locais de ligação em receptores celulares e enzimas. Drogas contendo flúor são usadas para tratar doenças dentárias, distúrbios neuropsiquiátricos, câncer, infecções e doenças cardíacas.

Fluoreto para Dentes

O flúor é usado como um medicamento de prescrição para prevenir cáries, fortalecer os dentes, resistir ao ácido e bloquear bactérias formadoras de cavidades, de acordo com o MedlinePlus. É prescrito para adultos e crianças que não têm acesso à água fluoretada. O flúor não deve ser tomado se o nível de água potável exceder 0,7 partes por milhão, de acordo com o Drugs.com. Os efeitos colaterais da sobredosagem de flúor incluem aumento da saliva, dor de estômago, vômitos, diarréia, rigidez muscular, erupções cutâneas, tremores e convulsões. Algumas pessoas podem desenvolver dentes descoloridos e esmalte dos dentes enfraquecidos.

Fluoxetina

O ingrediente farmacêutico ativo no Prozac é o cloridrato de fluoxetina, um composto químico que contém flúor. O Prozac é um medicamento indicado para o tratamento de depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, bulimia nervosa e transtorno do pânico, de acordo com o rótulo do produto. O rótulo do produto alerta os usuários de que o uso do Prozac pode aumentar o risco de pensamentos suicidas, convulsões, mania, apetite alterado, perda de peso, ansiedade, insônia e possibilidade de prejuízo do julgamento. Prozac pode aumentar o risco de síndrome neuroléptica maligna, um distúrbio neurológico caracterizado por estado mental alterado, rigidez muscular, pulso irregular, taxa de sangue rápida e ritmo cardíaco irregular.

Fluphenazine

O cloridrato de flufenazina é o ingrediente ativo da Prolixina. , um medicamento de prescrição antipsicótico usado para tratar a esquizofrenia, de acordo com Drugs.com. O composto químico real do fármaco é um derivado de trifluorometilfenotiazina que contém flúor. O rótulo do produto avisa os usuários de que a droga pode causar discinesia tardia, um distúrbio do movimento involuntário; Síndrome maligna neuroléptica; e potenciais defeitos congênitos. A cessação abrupta do medicamento pode causar náuseas, vômitos, tontura e tremores.

5-Fluorouracil

Um composto contendo flúor usado para tratar vários tipos de câncer, segundo a Cleveland Clinic e a Drugs.com é 5-fluorouracil. O medicamento de quimioterapia é altamente tóxico, com uma margem estreita de segurança. Existe o risco de toxicidade sanguínea, hemorragia gastrointestinal e até morte. A droga também pode causar defeitos congênitos, por isso não deve ser tomado por mulheres grávidas.

Tipranavir

Tipranavir é um medicamento que contém flúor que é conhecido pela marca Aptivus. Aptivus é indicado para o tratamento de pacientes infectados pelo HIV-1. De acordo com o rótulo do produto, este medicamento pode causar toxicidade e comprometimento do fígado, incluindo inflamação, decomposição e sangramento no cérebro. Fatalidades foram relatadas pelo uso da droga.