casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Remédios fitoterápicos para hiperidrose

A hiperidrose é o termo médico para a transpiração excessiva. A hiperidrose mais comumente afeta as palmas das mãos, as solas dos pés e as axilas. A hiperidrose pode afetar significativamente a sua qualidade de vida e pode causar constrangimento ou ansiedade considerável. Se você está pensando em tomar remédios à base de plantas para tratar esta condição, primeiro consulte o seu médico para rever os procedimentos, tratamentos alternativos e riscos.

Hiperidrose

Existem muitas causas possíveis de hiperidrose. Os seguintes fatores podem causar transpiração excessiva: certos medicamentos, ondas de calor associadas à menopausa, níveis baixos de glicose no sangue, glândula tireóide hiperativa, leucemia, linfoma, ataque cardíaco e certos tipos de doenças infecciosas. Alguns dos sinais mais óbvios de hiperidrose incluem sudorese frequente que penetra na roupa e gotas de suor anormalmente excessivas no rosto, nas axilas ou nos pés. Infecções fúngicas das unhas, infecções bacterianas e ansiedade social são possíveis complicações associadas a esta condição.

As ervas são um método de tratamento natural que são frequentemente utilizados para ajudar a reduzir ou eliminar a transpiração excessiva e indesejada. O cohosh preto e o trevo vermelho podem ser úteis no tratamento dos sintomas da menopausa, que podem incluir ondas de calor e sudorese espontânea. Outras ervas que podem ser úteis para a hiperidrose, especialmente suores noturnos, incluem schisandra, sálvia e peônia branca. Ervas que estimulam a transpiração e devem ser evitadas incluem baga de sabugueiro, flor de tília, hissopo, hortelã-pimenta e pleurisia.

Uma erva popular

Schisandra é um remédio herbal popular para a hiperidrose. Herbalista especialista e médico naturopata, Dr. Sharol Tilgner, afirma que a schisandra tem ação antibacteriana, anti-úlcera, antioxidante e adaptogênica. Schisandra incentiva a produção de fluidos corporais e impede a persis- tência espontânea, incluindo suores noturnos. Schisandra é um sedativo calmante que reduz os efeitos estimulantes da cafeína. Schisandra é um arbusto nativo do leste da Ásia. As bagas do arbusto são usadas em preparações de ervas. Esta erva também ajuda a tratar o ressecamento e a sede causada pela febre.

Considerações

Se você tiver sudorese constante ou frequente, considere visitar seu médico para fazer um exame e uma avaliação. Uma condição subjacente pode estar causando seus sintomas, e seu médico lhe apresentará as opções de tratamento adequadas para ajudar a resolver seu problema. Ervas, embora geralmente consideradas seguras, devem ser usadas sob a orientação de um profissional de saúde qualificado, como um médico naturopata ou um médico alopata treinado em medicina botânica. Se você está grávida, você deve sempre ter cuidado ao usar ervas.