casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Causas do Crescimento Bacteriano

As bactérias são uma forma de germe minúsculo que prosperam em certos ambientes. Bactérias podem se reproduzir fora ou dentro do corpo, dadas as condições certas e, em casos piores, causar infecções. O corpo abriga bactérias saudáveis ​​em lugares como o intestino ou a vagina. Quando as condições são ótimas para o crescimento de bactérias insalubres, os níveis de bactérias saudáveis ​​podem ser diminuídos.

Temperatura

A maioria das bactérias prosperam em temperaturas em torno de 98,6 graus, a temperatura normal do corpo humano. A Central Nacional de Informações sobre Doenças Digestivas observa que as bactérias nocivas são a causa mais comum de doenças transmitidas por alimentos, sendo a temperatura um fator que promove o crescimento. As bactérias se multiplicam rapidamente quando os alimentos são deixados à temperatura ambiente; Contaminação bacteriana por Escherichia coli, ou E. coli e Salmonella causam sintomas de cãibras, náuseas ou diarréia.

As bactérias requerem um certo nível de pH, ou acidez para prosperar. Nas mulheres, a vagina mantém um alto nível de acidez, o que impede o crescimento de bactérias e leveduras. A Academia Americana de Médicos de Família explica que quando a vagina perde a acidez devido a alterações hormonais, uso de antibióticos ou produtos femininos, isso pode estimular o crescimento bacteriano. O tratamento para este tipo de infecção bacteriana é geralmente na forma de um antibiótico ou medicação anti-fúngica.

Umidade

Bactérias requerem uma certa quantidade de umidade para crescer. As bactérias do botulismo são organismos que se desenvolvem na umidade e formam esporos. Isso significa que, quando as condições estão secas, as bactérias podem permanecer latentes. Quando a umidade retorna, no entanto, os esporos são ativados, resultando em crescimento bacteriano. De acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck Manual, a reprodução desta bactéria é altamente tóxica e, em casos graves, letal.