casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Desnutrição e batimentos cardíacos

A desnutrição tem muitas causas. Embora a falta de alimentos acessíveis e a pobreza possam causar desnutrição nos Estados Unidos, 8 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de transtorno alimentar, o que também pode causar desnutrição, segundo o Mississippi College. Falta de apetite nos idosos, anorexia nervosa ou complicações da cirurgia de bypass gástrico causam muitos casos de desnutrição nos países desenvolvidos. A obesidade também pode causar desnutrição se a ingestão de proteína cair abaixo do normal. Condições como doença cardíaca grave, doença renal e síndrome do intestino curto também podem causar desnutrição. A desnutrição tem efeitos potencialmente fatais no coração.

Causas

A desnutrição encolhe o músculo cardíaco assim como ele encolhe outros grupos musculares. Tanto o volume total do coração como a massa muscular do ventrículo esquerdo, que bombeia o sangue para o resto do corpo, diminuem de tamanho. Diminuição da massa muscular resulta em uma menor quantidade de sangue bombeado para fora a cada batida do coração. Os desequilíbrios eletrolíticos também são comuns na desnutrição.

A bradicardia, uma frequência cardíaca anormalmente lenta, geralmente ocorre na desnutrição, à medida que o corpo tenta conservar energia. Cerca de 95% dos pacientes hospitalizados por anorexia têm bradicardia, segundo o Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio. A pressão sanguínea diminui à medida que a frequência cardíaca diminui. Batimentos cardíacos irregulares, denominados arritmia medicamente, ocorrem comumente em pessoas com desnutrição devido a desequilíbrios eletrolíticos. O potássio desempenha um papel importante no sistema de condução elétrica do coração, acrescenta o Mississippi College. Cerca de um terço das pessoas anorexia têm anemia, como resultado de uma diminuição no volume de glóbulos vermelhos, notas OSU.

Tratamentos

Os tratamentos para a desnutrição dependem da causa. Medicamentos para combater a depressão podem ajudar aqueles com distúrbios alimentares psicológicos. Hospitalização e alimentação através de um tubo podem ser necessárias em alguns casos. Terapia de modificação do comportamento é essencial para pessoas cuja desnutrição tem uma causa psicológica.

Perigos

A complicação mais grave da desnutrição é a morte súbita por parada cardíaca. Um baixo nível de potássio leva a batimentos cardíacos irregulares que culminam em morte, relatórios do MassGeneral Hospital for Children. Até 5% a 10% das anoréxicas morrem 10 anos após o diagnóstico, alerta o Mississippi College. Enquanto até 10 por cento do peso corporal pode ser perdido sem efeitos nocivos, perda de 40 por cento do peso corporal total é geralmente fatal, a Enciclopédia Gale de Medicamentos adverte.

Considerações

A desnutrição requer reconhecimento antes do tratamento pode início. Entre 5% e 10% de todos os pacientes com anorexia nervosa são do sexo masculino, alerta o Centro Médico do Estado de Ohio - um grupo que não é tradicionalmente associado à doença. Muitos idosos com desnutrição não são diagnosticados - apesar de 25% deles sofrerem, relata a Enciclopédia de Medicamentos da Gale. Quando uma pessoa desenvolve um batimento cardíaco irregular, a morte pode ocorrer subitamente. , , ] ]