casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

L-Glutamina para Ansiedade

Transtornos de ansiedade podem causar estragos em sua vida, afetando seu bem-estar e capacidade de funcionar normalmente na sociedade. Enquanto certos tratamentos como medicação e psicoterapia podem melhorar seus sintomas, os pesquisadores descobriram que certos suplementos dietéticos naturais, como a L-glutamina, também podem fornecer benefícios. Sempre consulte o seu médico antes de usar qualquer suplemento dietético.

Sobre L-Glutamina

L-glutamina é uma forma de ocorrência natural do aminoácido glutamina. A glutamina é o aminoácido não essencial mais abundante em seu corpo. Aminoácidos não essenciais podem ser adquiridos a partir de alimentos e também fabricados pelo seu corpo, ao contrário de aminoácidos essenciais, que só podem ser obtidos a partir de fontes alimentares. A glutamina é encontrada em alimentos como carne bovina, frango, ovos, repolho, beterraba e espinafre. Não há tolerância diária recomendada para glutamina, porque seu corpo pode fazer o suficiente para atender às suas necessidades, de acordo com o Tufts Medical Center.

Ansiedade, glutamina e GABA

Glutamina é o precursor de outro aminoácido conhecido como glutamina. GABA ou ácido gama-aminobutírico. O GABA é o principal neurotransmissor inibitório do cérebro, o que significa que ele tem um efeito calmante no sistema nervoso. Em seu livro, "Prevenção da Doença do Envelhecimento", a Dra. Katherine Blanchett afirma que o GABA ajuda a diminuir o número de mensagens relacionadas à ansiedade em seu cérebro inibindo o disparo de neurônios. Como a glutamina aumenta a produção de GABA, acredita-se que a glutamina também pode ajudar a diminuir os sintomas de ansiedade. Os sintomas de ansiedade incluem sentimentos de preocupação, fadiga, irritabilidade, tensão, alterações de humor, distúrbios do sono e dificuldades cognitivas. No entanto, apenas um clínico suporta os benefícios da suplementação de glutamina sobre os sintomas de ansiedade. Um estudo clínico em pacientes hospitalizados submetidos a transplante de medula avaliou o impacto da suplementação de glutamina em uma série de fatores de humor, incluindo ansiedade, tensão, fadiga, depressão e confusão. Os resultados deste estudo, publicado na edição de setembro de 1993 do "Journal of Parenteral and Enteral Nutrition", um periódico internacional de nutrição e metabolismo, descobriu que os pacientes que receberam a suplementação tiveram uma melhora significativa em todos os sintomas mensurados do humor.

Enquanto a suplementação de glutamina pode ajudar certos sintomas de ansiedade, não há evidências clínicas suficientes para comprovar inequivocamente seus benefícios. Você nunca deve usar um suplemento dietético como um substituto para o tratamento médico convencional. Não tente auto-tratar ou diagnosticar seus sintomas. Consulte o seu médico se você acha que tem um transtorno de ansiedade. De acordo com o Tufts Medical Center, acredita-se que a glutamina seja segura em doses de até 14 g por dia. No entanto, como acontece com qualquer suplemento dietético, você deve informar o seu médico se você optar por usar glutamina.

, , ] ]