casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Fibromialgia e Running

A fibromialgia é uma condição crônica que afeta quase 10 milhões de americanos, de acordo com a National Fibromyalgia Association, e é caracterizada por fadiga e dor generalizada em vários pontos dolorosos do corpo. Embora o exercício seja uma das terapias recomendadas para ajudar com os sintomas da fibromialgia, a dor que a condição causa pode dificultar o início ou a continuação de um programa de exercícios, como correr, mesmo que você tenha sido um corredor ativo antes da corrida. início dos sintomas.

Os médicos não sabem o que causa fibromialgia, mas acreditam que pode envolver uma variedade de fatores, incluindo genética, infecções ou trauma físico ou emocional. A dor da fibromialgia pode ser causada por um aumento da sensibilidade do cérebro aos sinais de dor. A estimulação nervosa repetida faz com que o cérebro mude, com um aumento de substâncias químicas como neurotransmissores que sinalizam dor e a tendência dos receptores de dor do cérebro de desenvolver uma “memória” da dor e reagir de forma exagerada. Os sintomas da fibromialgia podem variar de acordo com o tempo, o estresse, a hora do dia ou a atividade física.

Portuguese Facebook question Se você tem fibromialgia, a atividade aeróbica pode ser uma das maneiras mais eficazes para lidar com seus sintomas. O exercício pode ajudar no alívio da dor, devido à liberação de substâncias semelhantes a hormônios chamados endorfinas, que agem como analgésicos, ligando-se a receptores opiáceos em seu cérebro para bloquear a dor, algo frequentemente chamado de “alta do corredor”. Clínica Reumatologia em 2009, os pesquisadores investigaram os efeitos de correr, caminhar, andar de bicicleta ou nadar em pacientes com fibromialgia ao longo de 12 semanas e descobriram que houve uma diminuição significativa na percepção da dor em comparação com um grupo controle sedentário. > Exercícios como correr ou correr podem aumentar a dor da fibromialgia no início, mas fazê-lo regularmente diminui os sintomas ao longo do tempo. Seu médico ou fisioterapeuta pode ajudá-lo a elaborar um programa adequado que também inclua alongamentos, boa postura e exercícios de relaxamento. Mantenha sua atividade em um nível nivelado e tente não exagerar nos dias em que estiver se sentindo melhor, o que pode fazer com que você tenha mais dias ruins com mais dor e cansaço.

Recomendações

De acordo com o National Institutos de Saúde, a melhor maneira de começar seu programa de condicionamento físico é com sessões curtas de atividade aeróbica suave e de baixo impacto, como caminhar ou nadar, e aumentar gradualmente a duração das sessões para 20 a 30 minutos. O exercício aeróbico é uma atividade que aumenta a frequência cardíaca entre 60% e 70% da freqüência cardíaca máxima, calculada subtraindo sua idade de 220. Os pacientes com fibromialgia, no entanto, podem precisar começar no limite inferior dessa faixa de frequência cardíaca. Se você era um corredor antes do início de seus sintomas, você pode achar que precisa mudar para uma corrida, já que exercícios de alto impacto são conhecidos por piorar os sintomas da fibromialgia. O reumatologista Ronenn Roubenoff, MD, acrescenta que você terá que ficar com um programa de exercícios por cerca de seis semanas, exercitando-se duas ou três vezes por semana, para começar a sentir ou ver qualquer benefício.

Warning you

Você deve Nunca tente "correr pela dor" e espere que melhore. Embora sentir-se dolorido alguns dias após o exercício seja normal, um aumento prolongado da dor pode indicar que você tentou fazer muito cedo demais e deve reduzir os exercícios de alongamento. Como a dor pode ocorrer de um a três dias após o exercício, você não deve aumentar a intensidade da sua rotina mais de uma vez por semana.