casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos colaterais da folha de Senna

Senna, também conhecida como cassia, é uma planta com flor que tende a crescer em climas quentes. Seu principal uso medicinal é como um laxante, e é eficaz o suficiente para ser um ingrediente principal em vários produtos laxantes vendidos sem receita médica. Senna é considerado geralmente seguro, com os efeitos colaterais comuns sendo leves. No entanto, o uso a longo prazo ou uso indevido de senna pode causar efeitos colaterais graves que são importantes para saber.

desconforto gastrointestinal

De acordo com o "PDR para medicamentos à base de plantas," quando senna é usado como dirigido , a queixa mais comum é desconforto gastrointestinal. Isso ocorre devido ao efeito purgativo da droga. Esses efeitos colaterais incluem cólicas estomacais, inchaço, gases e diarréia. Alguns destes podem ser minimizados reduzindo a dose tomada, mas se eles se tornarem graves, imediatamente deixar de tomar senna e entrar em contato com seu médico.

Anormalidades eletrolíticas -

O uso prolongado de senna pode levar a desequilíbrios eletrolíticos, incluindo baixo potássio. Baixos níveis de potássio podem causar vários problemas sérios de saúde, incluindo fraqueza muscular, confusão, inibição da motilidade intestinal e arritmia cardíaca.

Dedo Clubbing

Dedo batendo é um efeito colateral tipicamente visto em mau uso de senna. a anorexia. É causada pelo uso prolongado e em altas doses, não para aliviar a constipação, mas para promover a perda de peso perigosa. Um estudo publicado na edição de abril de 1981 da revista The Lancet descobriu que o toque de dedo era reversível com a cessação da ingestão de senna e uma restauração da massa corporal, mas várias cartas publicadas no Medical Journal of Australia em resposta a um artigo de 2008 intitulado "Anorexia". Nervosa e Senna Misuse "questionam a reversibilidade do baqueteamento digital devido ao abuso de senna.

Hipersensibilidade

O" PDR de medicamentos à base de plantas "explica que a hipersensibilidade ocupacional é um efeito colateral raro da senna. A hipersensibilidade resultante manifesta-se como asma, rinoconjuntivite e alergia.

Um cólon catalítico

Um estudo publicado na edição de junho de 1998 do Journal of Clinical Gastroenterology descobriu que o uso crônico de laxantes estimulantes como o senna resultava em uma lesão anatômica. alteração do cólon em que houve perda de dobras ha- polais, sugerindo "lesão neuronal ou dano à musculatura longitudinal do cólon". O uso crônico foi definido como três vezes por semana por mais de um ano.