casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais da clortalidona

A clortalidona é um medicamento usado para controlar o edema, também conhecido como retenção de líquidos, especialmente quando você sofre de doenças como cirrose, distúrbios hepáticos ou renais e insuficiência cardíaca congestiva. De acordo com Drugs.com, clortalidona é um diurético tiazídico que regula a quantidade de sal e água que seu corpo retém. Ele induz a micção freqüente para se livrar do excesso de fluidos corporais. Normalmente, você vai começar a tomar 25mg de clortalidona uma vez por dia ou como prescreve o seu médico.

Efeitos colaterais comuns

De acordo com o MedlinePlus, os efeitos colaterais comuns da clortalidona incluem tontura, dor de estômago, diarréia, vômito e falta de apetite. . Lutas repetitivas de vômitos ou diarréia podem deixá-lo muito desidratado ou hipocalêmico (baixos níveis de potássio). Os sinais típicos de desidratação incluem redução da frequência urinária e membranas mucosas orais (da boca) secas. Simplesmente beber 6 a 10 copos de água todos os dias pode prevenir a ocorrência de desidratação. Constipação, cãibras musculares e fadiga são manifestações físicas da hipocalemia. É importante adicionar frutas e legumes ricos em potássio à sua dieta para elevar os níveis de potássio no sangue. Tais alimentos incluem bananas, damascos e passas. Clorthalidona também pode causar sede, dor de estômago e alopecia (perda de cabelo).

Efeitos colaterais graves

A Biblioteca Nacional de Medicina diz que clortalidona pode aumentar a excreção urinária de magnésio (um eletrólito) em seu corpo. Os sinais de hipomagnesemia incluem cãibras musculares, fraqueza física, tremores e alterações no ritmo cardíaco. A clortalidona também pode impedir a excreção de cálcio. Isso resulta em um acúmulo de cálcio em seu corpo, medicamente conhecido como hipercalcemia. Os sinais de hipercalcemia incluem náuseas, dor de estômago, constipação, dor óssea e fraturas ósseas.

Drugs.com indica que a clortalidona também provoca boca seca, tontura, sangramento fácil ou nódoas negras e icterícia (amarelecimento da pele ou olhos) . A tontura resulta da redução da pressão arterial. Menos sangue flui para o seu cérebro ocorre quando você sofre de hipotensão (pressão arterial baixa). A trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas) é responsável por hemorragias e hematomas fáceis. A baixa contagem de plaquetas impede que o sangue coagule adequadamente. A icterícia é um sinal de dano hepático. O seu médico irá obter uma amostra do seu sangue para verificar os seus níveis de alanina e aspartato aminotransferase (ambas as enzimas do fígado). Enzimas hepáticas elevadas indicam distúrbios hepáticos.

Clortalidona não é um medicamento. Uma resposta alérgica à clortalidona inclui dificuldade para respirar, inchaço da garganta ou facial e urticária. A National Library of Medicine adverte que este medicamento não deve ser usado se você sofre de problemas renais ou hepáticos. A clortalidona pode levar à azotemia, uma condição na qual níveis elevados de produtos nitrogenados como a uréia se acumulam no sangue, porque os rins não conseguem filtrá-los. A clortalidona também pode levar a um coma hepático, uma condição na qual o cérebro e a medula espinhal são afetados por causa de lesão hepática grave. Evite beber álcool com clortalidona, pois a combinação pode agravar os efeitos colaterais da clortalidona.